×
Loading ...

Melhores maneiras de lubrificar madeira de teca em barcos

A Teca é uma madeira frequentemente usada em veleiros, iates e barcos, pois possuem uma fibra firme e é resistente à água. Quando a Teca é exposta ao ar e à umidade, o revestimento exterior pode deteriorar-se. A lubrificação a madeira a rejuvenescerá, adicionando o óleo nela, dando-lhe proteção contra a umidade em ambientes aquáticos. O óleo de teca é comumente usado para revitalizá-la.

O bolor e o mofo podem danificar a superfície da Teca (aged teak image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Óleo de tungue

Óleo de tungue pode ser usado para selar a teca e dar proteção contra a umidade presente nos barcos. Esse óleo vem de uma árvore nativa da China, e está presente nas sementes da árvore. O óleo de tungue é escovado sobre a superfície da teca nos barcos. Se a superfície tiver sido envernizada antes de ser tratada com o óleo, lixá-la será necessário para que o óleo penetre na madeira.

Loading...

Óleo de linhaça

O óleo de linhaça é feito de linho e resiste bem às intempéries. Ele é fácil de aplicar, escovando-o sobre a superfície ou aplicando com um pano macio. O óleo de linhaça leva mais tempo para penetrar e secar do que o óleo de tungue. Se ele for demasiado espesso para se espalhar, pode ser diluído com querosene ou outros solventes. O óleo de linhaça é menos resistente à água do que o óleo de tungue.

Ao usar o óleo de linhaça, é preciso ter cuidado no descarte das escovas e panos. Enquanto o óleo de linhaça se evapora, cria-se calor e as toalhas de papel, panos, ou escovas podem se queimar espontaneamente. Mantenha uma lata de água ao lado do projeto, e enquanto você molha os panos, coloque-os na água. A água eventualmente diluirá o óleo de linhaça suficientemente para que ele não gere algum perigo.

Mergulhe o pincel na água depois que o projeto estiver concluído, e descarte-o após tê-lo utilizado por um ou dois dias, ou limpe-o imediatamente com água e sabão.

Vernizes

Os óleos de tungue, teca, e linhaça também funcionam para preservar a madeira de teca, mas os proprietários de barcos que desejam um acabamento mais permanente em seus barcos podem usar vernizes que são uma mistura de solventes, resinas e óleo. Esses vernizes foram equilibrados a fim de que suportem os níveis de umidade em mudança, resistem à umidade e raios UV.

Quando se aplica o verniz, a superfície deve ser lixada para remover qualquer outro revestimento sobre a superfície. Se ela foi lubrificada, no passado, um lixamento leve pode ser necessário, dependendo da condição da madeira.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...