Como fazer uma membrana celular de isopor

••• http://cnx.org/content/m15255/latest/

Não importa se você é um professor ou aluno de biologia, a membrana celular animal é uma parte da ciência que deve ser representada em uma maquete. Ajude os estudantes a entenderem a importância das estruturas dessa membrana complexa através do uso de uma simples bola de isopor e alguns objetos de artesanato. A supervisão dos pais é recomendada para esse projeto, pois o uso de faca, tesoura, compasso e estilete será necessário.

Passo 1

Corte a bola de isopor na metade com uma faca.

Passo 2

Use o compasso para desenhar um círculo que esteja a 2,5 cm da borda da bola de isopor.

Passo 3

Remova o centro da bola de isopor, certificando-se de deixar uma boa quantidade do material no fundo e nas laterais. Não passe da linha criada pelo compasso.

Passo 4

Pegue os alfinetes azuis, que representarão a dupla camada lipídica envolvendo a maior parte da membrana celular, e coloque-os na parte interior e exterior da bola de isopor. Grande parte de ambas as superfícies deve estar completamente coberta.

Passo 5

Cria as proteínas que bloqueiam as aberturas da célula com a massinha de modelar amarela. Para criar as aberturas, use a régua para medir seis buracos de 6 mm na célula. Certifique-se de colocar pelo menos dois deles na borda externa para que sejam mais visíveis. Usando o estilete, faça os furos cuidadosamente, certificando-se de que eles não passem de 6 mm.

Passo 6

Pegue a massinha de modelar amarela e forme seis círculos finos que caibam dentro dos furos.

Passo 7

Aplique uma camada de cola de isopor nas bordas internas dos furos e insira os círculos de massinha.

Passo 8

Usando um palito de dente, faça uma pequena abertura no centro do círculo de massinha.

Passo 9

Deixe que o modelo seque por 24 horas ou até que a massinha esteja firme e a cola, seca.

Passo 10

Separe a parte com cola da nota adesiva usando uma tesoura. Dobre a parte com cola na metade sobre cada palito de dente para criar duas bandeirinhas, que serão utilizadas como etiquetas.

Passo 11

Escreva os termos "dupla camada lipídica" e "proteína" nas etiquetas e coloque-as em uma posição óbvia, perto dos itens correspondentes em sua membrana celular.

Mais recentes

×