De que metais as lâminas de barbear são feitas?
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Existem inúmeros tipos de lâminas, desde as com bordas retas até as descartáveis, que podem ser compradas atualmente. Os metais usados na fabricação mudaram drasticamente desde os primeiros exemplos que datam da Idade do Bronze, mas foi no último século que a maioria dos avanços aconteceram. Hoje, todas lâminas são feitas de uma variação do aço, mas muitas empresas utilizam um composto específico dessa liga metálica.
Primeiras lâminas
As lâminas foram desenvolvidas quando os seres humanos se tornaram capazes de forjar metais. O ferro era o mais comumente utilizado, embora tenham sido feitas lâminas de ouro e bronze. Antes disso, pedras afiadas e até mesmo conchas eram usadas para se barbear. O ferro e outros metais puros similares foram usados na fabricação até o desenvolvimento do aço, no século XIX.
Aço
O aço, mistura de ferro e carbono, foi o primeiro metal revolucionário a partir do qual as lâminas foram feitas. Esse material era mais forte, mais fácil de afiar e mantinha a borda afiada. Foi usado primeiramente para fazer lâminas de barbear com borda reta, que mediam cerca de 15 cm de comprimento e eram forjadas a partir de um único pedaço de metal. Quando necessário, podiam ser afiadas através de uma pedra para afiar ou tira de couro. Até o início da metalurgia, no século XX, haviam sido desenvolvidas técnicas para tornar as lâminas de barbear o mais finas possível, o que permitiu que marcas como a Gillette desenvolvessem multi-lâminas seguras.
Aço inoxidável
O aço inoxidável é uma mistura de ferro, carbono e cromo. Esse material era ideal para fazer lâminas, pois é resistente à corrosão. Uma vez que são expostas regularmente a condições de umidade, há tendência a enferrujarem. Esse fato pode levar a um barbear desconfortável e degradar a própria lâmina.
Aço carbono
Hoje em dia, a maioria das lâminas de qualidade são feitas de um composto de aço carbono. Esse é um metal em que outros elementos utilizados não possuem quantidade fixa. Cromo, manganês, silício e molibdênio são acrescentados à mistura de ferro e carbono, em quantidades variáveis, para criar um aço que possa ser forjado em uma lâmina o mais fina possível e, ainda assim, ser resistente à corrosão e manter uma borda afiada.
Revestimentos
Atualmente, muitas lâminas possuem um revestimento sobre o aço. Esses materiais normalmente são resistentes à corrosão e muito duros, o que permite que os outros componentes da lâmina degradem antes das bordas de metal. Tungstênio e titânio são os dois revestimentos mais comumente usados.
Referências
Créditos Fotográficos
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