Por que a minha cadela produz leite sem estar grávida?

A produção de leite em uma cadela pode ser devida a uma gravidez psicológica

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Uma cadela não castrada que não esteja grávida, mas pareça estar, geralmente está sofrendo de pseudociese, ou gravidez psicológica. De acordo com a veterinária Jane Barber, a gravidez psicológica pode ter sido um método de sobrevivência em matilhas de lobos, garantindo que os filhotes tivessem leite suficiente, caso algo acontecesse à fêmea alfa — a única fêmea da matilha com permissão para ter filhotes. Todas as fêmeas em uma matilha de lobos ovula ao mesmo tempo. De acordo com o "Manual veterinário caseiro do proprietário de cães", a gravidez psicológica começa com um ciclo normal de cio. Durante a primeira parte do cio, os cistos de corpo lúteo nos ovários produzem uma explosão do hormônio progesterona.

Pico hormonal

Gravidez psicológica

Os ovários, então, não produzem progesterona suficiente. O motivo exato é desconhecido. A pseudociese também produz altos níveis de prolactina, mas ainda não se sabe como ou por que isso acontece. A prolactina é um hormônio secretado pela hipófise. Os sintomas aparecem em cerca de seis a 12 semanas após o cio da cadela. Esses sintomas são mamas maiores, produção de leite, construção de um ninho, vômito e diarreia. As cadelas também coletam brinquedos e pequenos objetos como se fossem filhotes e tornam-se agressivas se alguém tentar tomá-los. Após algumas semanas, os hormônios finalmente se equilibram e a cadela volta ao normal.

Problemas de saúde

A Dra. Debra Primovic lista no site petplace.com outras razões médicas pelas quais o corpo de uma cadela não castrada se prepararia para a gravidez, mesmo que ela não esteja grávida. Durante esses problemas de saúde, as glândulas da cadela não produzem as quantidades corretas de hormônios como progesterona ou prolactina. Problemas com a glândula tireoide, principalmente o hipotireoidismo, pode causar o desequilíbrio hormonal necessário para fazer uma cadela passar por uma gravidez psicológica. Outros problemas incluem câncer de mama, uma doença potencialmente letal chamada piometra, onde o útero é preenchido por pus, ou mastite, onde a mama é infectada por bactérias e produz leite de cor estranha.

eHow Brasil
×