O ácido bórico é nocivo em mulheres grávidas?
Digital Vision/Photodisc/Getty Images
Embora tenha sido classificado como "benigno" pela Agência de Proteção Ambiental, o ácido bórico pode ser extremamente prejudicial para a mulher grávida e seu feto. Os riscos de saúde associados com o ácido bórico durante a gravidez são bastante significativos, devendo ser evitados tanto quanto possível.
Função
O ácido bórico é utilizado para uma variedade de razões, incluindo produtos farmacêuticos e agrícolas, entre outros. É comumente usado para tratar infecções oculares, infecções fúngicas e pé de atleta. O ácido bórico pode ser usado para matar baratas, insetos e moscas, e às vezes também é usado em colchões, futons e estofados.
Aborto espontâneo
O Programa Nacional de Toxicologia conduziu estudos em ratos, camundongos e coelhos sobre sucesso de gravidez após a exposição ao ácido bórico. Em todos os três animais, os abortos aumentaram drasticamente após a mãe grávida ser exposta ao ácido bórico.
Defeitos congênitos
Se o bebê sobreviver a gravidez e o parto, a exposição ao ácido bórico provavelmente irá levar a defeitos congênitos significativos, incluindo defeitos cardíacos e alterações da estrutura do corpo, tais como costelas e vértebras anormais faltando. Um estudo feito pela Boston University Medical Center descobriu que mães humanas que usavam medicamentos de ácido bórico durante a gravidez tinham quase duas vezes mais chances de dar à luz a crianças com defeitos congênitos graves.
Peso no parto
Os estudos em animais mostraram também que o peso de nascimento é afetado pela exposição de ácido bórico durante a gravidez. Quando comparado com a prole de mães não expostas, a prole de mães que foram expostas ao ácido bórico quase sempre nascem com um peso corporal significativamente menor.
Solução
As mulheres grávidas devem evitar a exposição a ácido bórico tanto quanto possível. Se você ficar grávida e está tomando um medicamento que contém ácido bórico, deve falar com seu médico sobre um medicamento alternativo. Além disso, evite repelentes de baratas que contenham ácido bórico durante a gravidez.
Referências
Sobre o Autor
Krista Sheehan is a registered nurse and professional writer. She works in a neonatal intensive care unit (NICU) and her previous nursing experience includes geriatrics, pulmonary disorders and home health care. Her professional writing works focus mainly on the subjects of physical health, fitness, nutrition and positive lifestyle changes.
Créditos Fotográficos
Digital Vision/Photodisc/Getty Images