×
Loading ...

O ácido bórico é nocivo em mulheres grávidas?

Embora tenha sido classificado como "benigno" pela Agência de Proteção Ambiental, o ácido bórico pode ser extremamente prejudicial para a mulher grávida e seu feto. Os riscos de saúde associados com o ácido bórico durante a gravidez são bastante significativos, devendo ser evitados tanto quanto possível.

Mulher gravida que mostra seu estômago (Digital Vision/Photodisc/Getty Images)

Função

O ácido bórico é utilizado para uma variedade de razões, incluindo produtos farmacêuticos e agrícolas, entre outros. É comumente usado para tratar infecções oculares, infecções fúngicas e pé de atleta. O ácido bórico pode ser usado para matar baratas, insetos e moscas, e às vezes também é usado em colchões, futons e estofados.

Loading...

Aborto espontâneo

O Programa Nacional de Toxicologia conduziu estudos em ratos, camundongos e coelhos sobre sucesso de gravidez após a exposição ao ácido bórico. Em todos os três animais, os abortos aumentaram drasticamente após a mãe grávida ser exposta ao ácido bórico.

Defeitos congênitos

Se o bebê sobreviver a gravidez e o parto, a exposição ao ácido bórico provavelmente irá levar a defeitos congênitos significativos, incluindo defeitos cardíacos e alterações da estrutura do corpo, tais como costelas e vértebras anormais faltando. Um estudo feito pela Boston University Medical Center descobriu que mães humanas que usavam medicamentos de ácido bórico durante a gravidez tinham quase duas vezes mais chances de dar à luz a crianças com defeitos congênitos graves.

Peso no parto

Os estudos em animais mostraram também que o peso de nascimento é afetado pela exposição de ácido bórico durante a gravidez. Quando comparado com a prole de mães não expostas, a prole de mães que foram expostas ao ácido bórico quase sempre nascem com um peso corporal significativamente menor.

Solução

As mulheres grávidas devem evitar a exposição a ácido bórico tanto quanto possível. Se você ficar grávida e está tomando um medicamento que contém ácido bórico, deve falar com seu médico sobre um medicamento alternativo. Além disso, evite repelentes de baratas que contenham ácido bórico durante a gravidez.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...