Minha geladeira foi tirada da tomada e agora não funciona mais

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Se sua geladeira estava funcionando corretamente até o momento em que você tirou-a da tomada e quando tornou a liga-la ela deixou de funcionar, não se preocupe, é muito mais provável que tenha ocorrido algo na tomada do que no eletrodoméstico. Determinar qual o problema e repara-la não é difícil, mas para ter certeza de que você está solucionando o problema certo, é importante verificar outras possibilidades primeiro.

Passo 1

Pressione firmemente o cabo de alimentação na tomada, pois existe uma possibilidade de que você simplesmente não tenha colocado corretamente o cabo de energia na parede.

Passo 2

Ligue outro aparelho elétrico na mesma tomada que você usa a geladeira. Se o outro aparelho também não funcionar, o problema é com a energia elétrica vinda da tomada, e não com a geladeira.

Passo 3

Com a ajuda de um ohmímetro verifique se a tomada esta funcionando corretamente. Dependendo do ohmímetro utilizado, uma luz irá acender-se ou os ponteiros do aparelho irão se mexer, confirmando o funcionamento da tomada. Se a tomada não estiver funcionando, nada acontecerá com o ohmímetro.

Passo 4

Ligue a geladeira em outra tomada da cozinha. Se o aparelho funcionar, você sabe que precisa consertar a tomada que sua geladeira estava usando anteriormente.

Passo 5

Verifique se os outros utensílios da cozinha que necessitam de energia estão funcionando corretamente. Existe uma chance de que o cômodo inteiro tenha ficado sem energia elétrica durante uma oscilação de energia ou até mesmo queda, por exemplo.

Passo 6

Abra sua caixa de disjuntor e ligue a chave associada à sua cozinha para a posição "Ligado", caso ela esteja desligada.

Passo 7

Substitua a lâmpada da geladeira. Se lâmpada estiver queimada, pode ser difícil dizer de imediato se a geladeira está funcionando ou não pelo fato de que leva algumas horas até que um refrigerador resfrie seu interior.

Passo 8

Verifique o botão de controle da geladeira. Você pode ter acidentalmente ou propositalmente desligado seu refrigerador. Caso isto tenha acontecido, ligue-a novamente através do botão.

Mais recentes

×