×
Loading ...

Como fazer um modelo de um átomo com rolos de papel toalha

Os átomos são as unidades mais básicas da matéria e a estrutura pela qual todos os elementos e compostos são formados. Seu núcleo é composto de partículas subatômicas, incluindo prótons positivamente carregados e nêutrons neutros, e está rodeado por elétrons negativamente carregados. Um modelo pode ser feito para representar a estrutura de um átomo para ajudar os alunos a visualizar a partícula, compreender sua estrutura e entender melhor como ela pode ligar-se com outros átomos. Um modelo simples de um átomo de Bohr pode ser feito usando rolos de papel toalha reciclados e linha de pesca.

Instruções

Você pode usar rolos de papel toalha para recriar a estrutura de um átomo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Decida qual átomo ou isótopo será criado e registre o seu número de prótons, nêutrons e elétrons. Consulte a tabela periódica dos elementos para obter esses números.

    Loading...
  2. Recorte círculos para o número exigido de prótons e nêutrons do primeiro rolo de papel toalha. Diferencie cada tipo de partícula subatômica cortando-os de diferentes tamanhos. Use um rolo adicional caso o átomo selecionado exija mais prótons e nêutrons.

  3. Recorte um grande círculo do mesmo rolo de papel toalha para representar os núcleos do átomo.

  4. Cole os prótons e nêutrons aos núcleos para representar os seus lugares no centro do átomo.

  5. Corte fatias finas do segundo rolo de papel toalha para criar anéis intactos. Corte quantas forem necessárias para representar os números de elétrons no átomo escolhido. Esses anéis representarão a órbita dos elétrons ao redor do núcleo do átomo.

  6. Usando a ponta de uma tesoura, faça dois furos no núcleo para cada elétron. Passe uma linha de pesca pelo furo e amarre uma ponta para prendê-la ao núcleo. Amarre a outra extremidade da linha em torno de um lado de um anel do elétron. Faça o mesmo com um segundo pedaço de linha no outro lado do anel e dê uma volta na ponta através de outro buraco na extremidade oposta do núcleo para firmar a órbita do elétron.

  7. Repita esse processo para ligar o resto das órbitas do elétron aos núcleos. Dobre os anéis para ajustar a forma da órbita, de modo que todos eles se encaixem ao redor do núcleo.

  8. Pinte as partículas subatômicas de diferentes cores para diferenciar entre prótons, nêutrons e elétrons.

Loading...

Dicas

  • Esse tipo de modelo funciona melhor para átomos simples, como o hidrogênio. Os mais complexos ou com mais partículas subatômicas podem ser difíceis de representar com um modelo de Bohr.

O que você precisa

  • Tabela periódica dos elementos
  • 2 ou mais rolos de papel toalha
  • Tesoura
  • Cola
  • Linha de pesca
  • Tinta

Referências

Loading ...
Loading ...