×
Loading ...

Modelos de projetos para feira de ciências sobre o ecossistema do oceano

Cobrindo cerca de 70% da superfície terrestre, o oceano contém a maior parte da vida animal do planeta, assim como contribui para a vida na terra. Modelos de projetos para feira de ciências retratando o ecossistema oceânico dá aos alunos a oportunidade de estudar diferentes formas e habitats da vida marinha. Os modelos podem dar uma visão geral do ecossistema básico ou de áreas específicas, animais ou plantas.

O ecossistema oceânico é o maior na Terra e sustenta a maior parte da vida mundial (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Materiais

Modelos de ecossistema oceânico usam materiais básicos, como uma caixa, cartolina, barbante e cola. Argila também pode ser usada para fazer formas de vida oceânicas, como corais. Outros materiais incluem massa, limpador de cachimbo, rolos de cabelo de espuma e tintas nas cores azul, amarelo, verde e marrom que serão usadas para decoração. Como guia, os alunos precisarão consultar diagramas retratando vida específica do oceano, como peixes, algas e corais. Para imagens de revista ou da internet, eleds podem escolher imprimir, ao invés de copiar, as imagens para usar no modelo.

Loading...

Montagem

A base para o modelo é a caixa, que é coberta com papel azul para lembrar as águas do oceano. Criaturas e plantas marinhas podem ser feitas usando imagens de papel ou modelos de argila. Para as imagens de papel, os alunos podem copiar a imagem e cortar o papel em excesso. A imagem final é montada do topo da caixa usando barbante para que as criaturas pareçam estar flutuando no fundo. Cole as plantas fixas e outras criaturas no fundo da caixa, sendo de papel ou argila. Materiais como a tinta e a massa são usados para decorar formas de vida básicas, como o coral.

Regiões específicas

Existem vários ecossistemas oceânicos ao redor do mundo, definidos por características específicas, incluindo temperatura e vida animal. Os alunos podem criar modelos de sistemas específicos, como o ecossistema do Oceano Ártico, por exemplo, que pode incluir baleias e leões-marinhos. Modelos em miniatura de baleias belugas e baleias-da-groenlândia podem ser usadas para recriações dos mares Chukchi e Beaufort no Ártico. Focas do gelo e morsas são outra opção, feitos de argila ou de papel.

Características do ecossistema

Características específicas de ecossistemas oceânicos, como recifes de corais, podem ser feitos em modelos de projeto de feira de ciências para exploração da relação entre as formas de vida marinha. Encontradas em profundidades superficiais ao redor do mundo, os recifes de corais apresentam três grandes formas chamadas de atóis, recifes de barreira e recifes de franja. O crescimento do coral depende da interação de vida entre as algas, plâncton e outros animais marinhos para fazer fotossíntese. Modelos de feria de ciências podem retratar o ciclo de vida de um recife de corais saudável, ou analisar a deterioração dos ecossistemas de corais devido ao aumento das temperaturas oceânicas, verificando os efeitos nos corais assim como em formas de vida correspondentes.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...