Passo a passo para impressão com alginato

Impressões em alginato são uma etapa importante em diversos procedimentos dentais

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Alginato é um material de impressão de uso único à base de ágar-ágar, um derivado gelatinoso de algas marinhas. As impressões em alginato são essenciais para alguns procedimentos odontológicos, como a confecção de dentaduras, aparelhos ortodônticos, coroas e placas de clareamento dental. O alginato é um pó que, ao ser misturado com água, enrijece rapidamente, fornecendo a impressão negativa dos dentes do paciente. Ao ser preenchido com material refratário ou gesso dental, forma um modelo positivo. Procedimentos como impressões em alginato devem ser executados apenas por dentistas, assistentes devidamente treinados ou técnicos em higiene dental.

Esclarecimento do procedimento ao paciente

O material de impressão alginato é um preenchedor bucal. A maioria das marcas tem sabor de hortelã, mas causa um paladar arenoso. A colocação da moldeira preenchida na boca pode causar ao paciente a sensação de que o alginato está escorrendo pela garganta, especialmente durante a moldagem de dentes superiores. Isso causa ansiedade e ânsia de vômito. Uma explicação da moldagem de modo positivo pode dissipar qualquer medo que o paciente possa ter, facilitando o procedimento.

Seleção da moldeira apropriada

A utilização da moldeira de tamanho correto é essencial para obter uma impressão utilizável. O palato duro superior e as áreas ao longo da gengiva sob a língua devem ser checados, quanto à protuberância óssea, denominada "tórus". Se a moldeira estiver mal ajustada, pode comprimir o osso, causando uma impressão dolorosa. A moldeira deve possuir retenção na borda ou ser perfurada, evitando que o alginato se separe da moldeira ao enrijecer. Coloque a moldeira na boca do paciente, começando pelo maxilar superior e assentando-a dos dentes posteriores aos anteriores. Um ajuste apropriado da moldeira irá cobrir todos os dentes e a gengiva sem prejudicar nenhum tecido ou tórus. Pode haver a necessidade de considerar diversas moldeiras para chegar ao tamanho ideal.

Preparo do alginato

Agite o pote do alginato antes de abrir, para descompactar o pó. Meça o número de medidas necessárias do pó de alginato, de acordo com as instruções do fabricante. Nivele cada medida com a crista da espátula, antes de colocar o pó na cuba de borracha. Para a maioria dos alginatos, duas medidas são suficientes para uma impressão. Encha o frasco de água até a segunda linha com água fria, misturando-a com o pó. Misture o alginato utilizando os lados planos da espátula, segurando a cuba de borracha com uma das mãos enquanto pressiona o alginato contra a lateral da cuba, misturando em movimentos em forma de oito. Isso proporciona ao alginato uma consistência uniforme e suave, sem bolhas.

Moldagem

Derrame todo o alginato na moldeira, espalhando-o uniformemente, sem encher excessivamente, já que pode levar o paciente a ter ânsia de vômito. Posicione a moldeira na boca -- assentando primeiramente a parte de trás da moldeira e em seguida a parte da frente. Tomar a impressão desta forma pressiona o alginato extra para a frente e para fora da ferramenta de molde, ao invés de escorregar para a garganta do paciente. O alginato de endurecimento rápido usualmente enrijece entre 30 segundos e um minuto e meio. O endurecimento regular pode levar mais que três minutos. Uma vez endurecido, remova a moldeira pressionando o cabo para baixo, liberando assim a sucção criada pelo alginato, e cuidadosamente remova a moldeira da boca.

Checagem da impressão

Uma impressão de alginato correta deve detalhar completamente não apenas os dentes, mas também os tecidos adjacentes juntamente com os ligamentos musculares, chamados freios. O palato deve estar inteiramente preenchido, sem falhas ou bolhas visíveis. Se a impressão estiver correta, enxágue a boca do paciente para remover o sabor calcário do alginato e qualquer resto de material que possa ter ficado nas dobras de tecido. Envolva a impressão em toalhas de papel umedecidas e reserve enquanto é feita a tomada da impressão do maxilar oposto. Para evitar distorções, vaze as moldagens o mais breve possível com material refratário ou gesso dental.

eHow Brasil
×