Como esconder as emendas nas bancadas de granito

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Um dos últimos passos da instalação de bancadas de granito é o preenchimento das emendas. A maioria das cozinhas, especialmente as maiores, exigem várias seções de granito para completar a instalação. Fabricar múltiplas peças e encaixá-las umas nas outras é uma prática padrão, devido ao grande peso das peças. Alguns fabricantes se esforçam muito para alinhar as veias e combinar os padrões das pranchas cortadas de granito. A aplicação de um epóxi que combine com a cor do granito às emendas não apenas une as peças da bancada, mas também serve para ocultar as divisões. Uma emenda apropriadamente instalada é quase imperceptível.

Passo 1

Umedeça um pano com acetona e esfregue as extremidades das emendas da bancada. Isso removerá a sujeira, o pó e outros escombros, ajudando a proporcionar uma boa aderência.

Passo 2

Nivele as bancadas da esquerda para direita e de trás para frente para combinar as emendas entre as peças, com o auxílio de uma nível. Quando ajustes forem necessários, posicione calços de madeira entre a bancada e a extremidade superior dos armários para nivelar. É importante que as bancadas estejam niveladas entre si. Deixe um espaço de 1,3 cm entre as peças de granito para a aplicação do epóxi.

Passo 3

Misture completamente o epóxi com o endurecedor, sobre um pedaço de papelão, com o auxílio de um calço de madeira. Não utilize muito endurecedor, uma vez que isso causa o endurecimento rápido do epóxi. É necessário cerca de uma gota de 6 mm de endurecedor para um porção do tamanho de um limão de endurecedor. Consulte as instruções do fabricante do epóxi acerca das quantidades exatas e da mistura dos produtos.

Passo 4

Preencha a emenda completamente com a mistura epóxi. Seja cuidadoso para não deixar que o epóxi entre em contato com as superfícies dos armários, a fim de evitar danificá-los. Deslize os pedaços da bancada para que as extremidades se unam, apertando-as o máximo possível e alinhe a extremidades frontal para certificar-se de que esteja nivelada com a peça oposta.

Passo 5

Prenda um par ou dois de catracas "seam setter" à superfície do granito, ao longo da emenda. A catraca prende-se ao granito por meio de ventosas. Gire a manivela da catraca manualmente para unir as duas peças de granito. Utilize o calço de madeira para remover qualquer excesso de epóxi que escorra para fora das emendas antes que seque.

Passo 6

Remova as catracas depois que o epóxi começar a endurecer, cerca de 20 minuto, a depender da quantidade de endurecedor e das condições climáticas. Com cuidado, use uma lâmina de barbear para raspar qualquer camada de espóxi que tenha restado. Procure por falhas na emenda e, se houver alguma, repita o processo para preenchê-la.

Passo 7

Umedeça o pano com acetona e esfregue na superfície da emenda e da bancada, a fim de remover quaisquer resíduos de epóxi.

Mais recentes

×