Como fazer uma moldura vintage para uma lousa de casamento

••• Flavia Andrews

Se você tem procurado uma moldura decorada e vintage para usar com um quadro-negro em um casamento ou evento e não consegue encontrar uma adequada, não sinta-se sozinha. Esse tipo de moldura é difícil de encontrar, pode ser muito cara ou não ser do tamanho ideal para o seu projeto.

Utilizando sancas de madeira enfeitadas e quadros-negros prontos, disponíveis em lojas de construção, é possível criar uma moldura vintage especial e barata usando a técnica de pintura chalk paint (pintura de giz) e cera.

Fazendo a moldura

Passo 1

Flavia Andrews

Posicione a serra circular em um ângulo de 45º. Corte quatro pedaços de sanca do tamanho desejado. Leve em consideração as dimensões (altura e largura) desejadas para a moldura. A medida de sanca dependerá do tamanho escolhido para o quadro. Lembre-se de que talvez você precise de mais do que um pedaço de sanca para cortar as quatro peças.

Passo 2

Flavia Andrews

Crie um perfil na parte de trás das quatro peças de sanca com uma serra de mesa. Esse corte facilitará a colocação do quadro-negro dentro da moldura, como o vidro dentro de uma moldura de porta-retrato. É importante que o corte seja tão fundo quanto o quadro-negro.

Passo 3

Flavia Andrews

Também é possível criar o perfil prendendo tiras de madeira finas por trás da moldura. A madeira deverá ser cortada com o mesmo comprimento e ângulo da sanca, mas a largura deverá ser menor para criar o efeito de perfil.

Além disso, você poderá pular os passos 2 e 3 e colocar o quadro-negro diretamente por cima da parte de trás da moldura pronta, fixando-o com pregos. No entanto, o perfil permite que o quadro seja removido e melhora a sua aparência.

Passo 4

Flavia Andrews

Utilize cola de madeira ou epóxi para unir os quatro pedaços de sanca e criar a moldura. A cola de madeira normalmente faz menos sujeira, é mais fácil de usar e seca mais rápido que o epóxi, mas os dois processos são idênticos.

Passo 5

Flavia Andrews

Pregue os cantos — a parte superior e as laterais — da moldura com um martelo ou pistola de pregos. Faça isso assim que terminar de colar as peças. Isso reforçará os cantos e evitará a separação dos pedaços. Adicione massa de madeira para cobrir os furos dos pregos e limpe.

Pintando a moldura

Passo 1

Flavia Andrews

Lixe as imperfeições e os restos de massa de madeira e de cola com uma lixadeira manual. limpe a poeira com um pano macio.

Passo 2

Flavia Andrews

Coloque a moldura sobre uma superfície limpa e pegue a tinta e os pincéis.

Passo 3

Flavia Andrews

Pinte a moldura com a tinta chalk paint e um pincel de cerdas naturais. Passe tinta suficiente para alcançar todos os cantos e fissuras do desenho. Dependendo de seu gosto, da cor da moldura e a da tinta, você poderá pintar uma ou duas demãos. Essa tinta seca rapidamente e assim que terminar de pintar a primeira demão de um lado, poderá começar a pintar a segunda no lado oposto. Espere a moldura secar bem antes de virá-la para pintar o fundo.

Passo 4

Flavia Andrews

Assim que a tinta secar completamente, utilize o pincel de náilon para passar uma camada de cera incolor. O produto dará um brilho agradável, protegendo a pintura. A luz natural ajudará a verificar os lugares onde a cera for aplicada.

Passo 5

Flavia Andrews

Depois que a camada de cera secar, use o mesmo pincel de náilon para pintar de 8 a 10 cm da moldura com cera marrom, garantindo que ela cubra os cantos e as fendas do desenho. Pinte apenas 10 cm de cada vez.

Assim que a cera marrom for aplicada, utilize um pano sem fiapos para limpá-la da superfície, da esquerda para a direita. A superfície ficará com uma cor marrom desbotada, enquanto a cera encrustada no desenho deixará a moldura com uma aparência de pintura antiga.

Para remover o excesso de cera marrom já removida, esfregue por cima um pouco de cera incolor com outro pano sem fiapos. A cera marrom voltará a seu estado natural e ficará misturada. Repita se for necessário.

Montando o quadro negro

Passo 1

Flavia Andrews

Corte o quadro-negro do tamanho desejado em uma serra de mesa. Corte a tábua pelo menos 0,5 cm maior do que o tamanho interno da moldura.

Passo 2

Flavia Andrews

Coloque o quadro-negro na moldura e prenda-o usando arruelas e parafusos. Separe-os uniformemente e fixe pontos importantes com centros e cantos.

Caso você não tenha feito um perfil na moldura e for colocar o quadro por cima, corte-o quase do mesmo tamanho da moldura para que possa pregar com firmeza. Lembre-se de que desta forma o quadro não será removido facilmente.

Passo 3

Flavia Andrews

Com o quadro-negro no lugar, sinta-se a vontade para desenhar!

Mais recentes

×