Como tingir bijuterias de dourado

••• jewelry image by Fata-Morgana from Fotolia.com

As bijuterias antigas podem ser enfeitadas e ganhar vida com um pouco de esforço. Sejam bijuterias antigas que tenham perdido a cor ou peças que precisem ser melhoradas, tingi-las pode ser o que você precisa. Existem algumas poucas maneiras diferentes de tingir as bijuterias de dourado e o método depende do efeito que você quer alcançar. A tinta pode criar uma peça chamativa ou replicar o estado original de uma bijuteria antiga.

Passo 1

Limpe a peça para livrar-se de sujeiras que afetem o acabamento. Lave com sabão e água morna e então seque completamente antes de começar. Se pintar peças de plástico, limpe com diluente após a lavagem.

Passo 2

Invista em tinta de qualidade se quiser alcançar um bom acabamento; algumas marcas oferecem tintas de qualidade com acabamentos muito uniformes. Faça um teste em alguma peça em uma parte que não ficará visível antes de começar a pintar.

Passo 3

Forre a superfície com folhas de jornal antes de começar a trabalhar e coloque luvas de plástico para evitar que as mãos sujem de tinta. Segure a lata de spray a alguns centímetros de distância da peça e pinte igualmente. Não tente acumular a cor em apenas uma borrifada - cubra a peça várias vezes até alcançar a cor que deseja. Deixe a bijuteria secar por duas horas; não pinte novamente antes disso se for adicionar mais camadas. As peças devem estar secas ao toque depois de cerca de 20 minutos, mas elas não secam completamente antes de duas horas.

Passo 4

Use esmalte dourado se você apenas deseja adicionar leves toques de dourado na peça, porém escolha um bom esmalte para evitar que descasque. Quando terminar de pintar a peça, passe verniz para protegê-la; para mais brilho, aplique uma camada extra. Não passe verniz demais, pois isso deixará a peça mais propensa a descascar.

Mais recentes

×