×
Loading ...

Como fazer a montagem equatorial de um telescópio

Atualizado em 17 abril, 2017

Ao usar um telescópio para observar o céu à noite, pode haver alguns corpos celestes cuja trajetória você queira acompanhar todas as noites. A melhor maneira de fazer isso é usar a montagem equatorial de telescópio. Este tipo de montagem deixa o campo de visualização paralelo à linha do eixo de rotação da Terra, de modo que você pode mover o telescópio ao longo da mesma linha em que o objeto celeste está se movimentando.

Instruções

A montagem equatorial de telescópio é útil para acompanhar a trajetória de um corpo celeste (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Alinhe o tripé com o polo norte. Antes de fazer quaisquer ajustes, a mira ou buscador do telescópio deve estar de frente para o caminho certo.

    Loading...
  2. Incline o telescópio para trás para o mesmo número de graus de sua latitude. Isso vai trazer a Polaris, a Estrela do Norte, para a área de visão.

  3. Trave o buscador quando estiver exatamente alinhado. Há diversos métodos de alinhamento, tais como o de derivação e o iterativo, para conseguir um alinhamento perfeito do buscador. É aqui que o buscador de alinhamento polar entra em ação.

  4. Use a ascensão reta para seguir seu objeto, e a declinação para definir o buscador na altitude correta.

Loading...

Dicas

  • Algumas montagens vêm com motores que permitem o rastreamento automático de objetos ou a localização e monitoramento controlados por computador.
  • Fotógrafos astrológicos precisam usar uma montagem equatorial.

O que você precisa

  • Telescópio
  • Montagem equatorial
  • Buscador de alinhamento polar
Loading ...
Loading ...