×
Loading ...

Como saber se um multímetro está calibrado corretamente

Atualizado em 17 abril, 2017

Um multímetro é uma ferramenta indispensável para aqueles que trabalham em muitas áreas, tais como eletricistas, mecânicos e técnicos. A maioria dos multímetros pode medir três propriedades diferentes da eletricidade: volts, corrente e resistência. No entanto, se o multímetro estiver calibrado incorretamente ou danificado, não irá fornecer uma leitura precisa. Aprenda a dizer se o multímetro está calibrado corretamente, para que possa recalibrá-lo (se for digital) ou substituí-lo (se for analógico).

Instruções

Um multímetro corretamente calibrado pode ser uma ferramenta útil (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Ligue o conector traseiro do fio terra preto ao multímetro, através do slot apropriado.

    Loading...
  2. Ligue o conector traseiro do cabo vermelho ao multímetro, através da entrada apropriada.

  3. Gire o botão seletor de configuração na frente do multímetro para a configuração mais baixa de Ohm. Isso geralmente fica em torno de 100 Ohms.

  4. Toque do ponto preto para o ponto vermelho e examine a leitura do multímetro. Um multímetro perfeitamente calibrado vai ler exatamente 0 Ohms. Enquanto o multímetro marcar até 0,05 Ohms nessa leitura, está calibrado bem o suficiente para ser usado. Se não, deve ser calibrado antes da utilização.

Loading...

Dicas

  • Muitos multímetros mais recentes têm uma função de calibração embutida. Se o seu multímetro precisa ser calibrado, basta tocar o fio principal e o terra juntos e pressionar o botão de calibração ou girar o botão de calibração, até que marquue 0 Ohms.

O que você precisa

  • Multímetro

Referências

Loading ...
Loading ...