Nanquim feito em casa

••• bottle of ink image by Alfonso d'Agostino from Fotolia.com

O nanquim é uma das tintas mais velhas conhecidas no mundo, com registros de quase 4000 anos. Ela é feita de ingredientes simples e naturais, com propriedades duráveis que a fazem ser muito útil como tinta de desenho, bem como de estampas coloridas no mundo da tatuagem. O nanquim também é conhecido como tinta chinesa, devido a ser original da China e Japão, antes de ser levado para a Europa. Você poderá fazer seu próprio nanquim em casa usando poucos ingredientes caseiros.

Passo 1

Coloque os 300 g de cinzas de carvão na tigela descartável. Faça isso fora de casa, no caso de derramar. Você pode usar o carvão de uma churrasqueira ou a cinza negra de uma fogueira.

Passo 2

Coloque os 300 g da água destilada sobre as cinzas. Coloque a água devagar para que não espalhe a cinza na sua roupa. O resultado da mistura deverá parecer como uma lama negra grumosa.

Passo 3

Misture a água e as cinzas com um pincel pequeno. Mexa até dissolver por completo, até que fique apenas o líquido preto parecido com a tinta na bacia.

Passo 4

Adicione uma gota de vinagre ao líquido preto e mexa-o na tinta. Ele irá ajudar a estabilizar a tinta e deixá-la com maior permanência depois que secar. Após ter terminado de misturar, a tinta estará completa.

Passo 5

Coloque o nanquim dentro do pequeno recipiente para a tinta com gargalo apertado e rosqueie a tampa bem apertado. Esta tinta irá secar rapidamente se for exposta ao ar.

Mais recentes

×