Como fazer um ninho para arara-canindé

••• Comstock/Comstock/Getty Images

A arara-canindé é uma variedade de arara nativa da América do Sul. Essas aves coloridas se reproduzem bem em cativeiro e, muitas vezes, são criadas em zoológicos e por proprietários privados. Elas se aninham em caixas, mas na natureza, elas constroem seus próprios ninho; a caixa deve ser grande, porque dois pássaros devem caber confortavelmente dentro dela. Uma caixa medindo 60 x 90 cm geralmente é grande o suficiente para proporcionar um ambiente confortável para a nidificação das araras.

Passo 1

Corte seis pedaços de madeira compensada, sendo quatro pedaços de 60 x 90 cm e dois pedaços quadrados de 60 cm.

Passo 2

Parafuse os dois pedaços quadrados pequenos nas laterais de um pedaço retangular maior. Alinhe ambos os lados de 60 cm e deixe 1,25 cm de folga em ambos os lados das placas retangulares.

Passo 3

Coloque mais dois pedaços de madeira compensada de 60 x 90 cm ao longo dos outros dois lados da placa base. Fixe-os no lugar com parafusos de madeira; isso irá completar as laterais da caixa.

Passo 4

Corte um orifício redondo de 20 cm na parte da frente da caixa. Use uma serra tico-tico para fazer a abertura e alise-a com uma lixa.

Passo 5

Parafuse duas dobradiças na borda da placa de madeira remanescente usando parafusos de 1,25 cm, então parafuse a outra metade das dobradiças na parte de trás da caixa. Coloque uma trava na frente para que as araras não a abram por conta própria.

Passo 6

Cubra o lado de fora da caixa com malha de metal, para que as aves não consigam mastigar a madeira. Use pregos para fixar a tela na caixa.

Mais recentes

×