Como calcular o INR

O INR avalia a situação da coagulabilidade do sangue e das chances de se ter hemorragias

Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images

O tempo de protrombina (TP) é usado para medir a coagulação sanguínea em pacientes que são submetidos à terapia de anti-coagulação (por exemplo, com varfarina). De modo simples, os testes para TP consistem na mistura de tromboplastina reagente com o plasma sanguíneo do paciente e aferição do tempo de coagulação da amostra (geralmente de 10 a 20 segundos). O TP, entretanto, mostra grandes variações, a depender do tipo de reagente e dos aparelhos de análises laboratoriais. A fim de se padronizar os resultados de TP obtidos, a Organização Mundial de Saúde criou a Razão Normalizada Internacional (da sigla em inglês INR). INR = (TP/TMPN)^ISI. TP é o tempo de protrombina do paciente. TMPN é o tempo médio de protrombina normal. ISI é o Índice de Sensibilidade Internacional determinado pelos fabricantes para cada lote de reagentes de tromboplastina.

Step 1

Otenha os TP do paciente dos registros ou de outro lugar. Por exemplo: TP = 15,2 s.

Step 2

Pegue o tempo médio de protrombina normal (TMPN). Geralmente registrado por um laboratório baseado nos testes de TP (com uma determinada tromboplastina) das amostras de plasma de 20 a 30 pessoas, aparentemente saudáveis. Por exemplo, Tripodi e coautores (veja referência abaixo) relataram um TMPN de 13,1s para a tromboplastina Neoplastin plus.

Step 3

Pegue o Índice de Sensibilidade Internacional (ISI) para a tromboplastina utilizada. Geralmente é especificado no registro do reagente. Um exemplo do ISI para a tromboplastina é 1,297.

Step 4

Calcule a Razão Normalizada Internacional usando os números acima como um exemplo. INR (TP do paciente/TMPN)^ISI = (15,2 s/13,1 s)^1,297 = 1,213. Observação: O INR normal deve estar entre 0,8 e 1,3. Valores mais baixos de INR (menores que 0,5) indicam um alto risco de formação de trombos, enquanto que valores mais altos (3 a 5) estão associados a riscos de hemorragia.

eHow Brasil
×