Como Fazer Óleo de coco Caseiro

••• www.flickr.com, www.central-america-forums.com

O óleo de côco possui muitas utilidades, e não apenas na cozinha. Além de adicionar sabor aos alimentos e saladas, o óleo de côco também é utilizado para tratar de pele e couro cabeludo ressecados, de refluxo ácido, como base para sopas, e é usado até mesmo para auxiliar na perda de peso. Óleo de côco puro pode ser caro, mas se você tiver disposição para um desafio divertido, você pode tentar fazer o seu próprio óleo em casa. Com um côco, alguns instrumentos simples e um liquidificador, você pode produzir um pouco de óleo de côco para utilizar como quiser. A melhor parte é que você sabe que ele é puro, sem aditivos, já que foi você quem fez.

Retire o máximo que puder da casca do coco com uma faca grande. Isto facilitará bastante o corte do coco pela metade.

Corte o seu côco pela metade com uma faca grande, e extraia a água, colocando-a em uma jarra separada.

Retire a carne da casca do côco, utilizando um cinzel ou uma faca. Se você estiver utilizando um liquidificador, corte a carne do coco em pedaços pequenos.

Coloque os pedaços em um liquidificador e adicione água. Se você tem 2 xícaras de pedaços de coco, adicione 3 xícaras de água. Ligue o liquidificador em uma função tipo “Cortar”, para quebrar os pedaços ainda mais. Quando esta função não causar mais atrito, mude para a função “Misturar”. Misture por 2 a 3 minutos, ou até o côco ficar com uma consistência suave e cremosa.

Organize 3 camadas de gaze de algodão, uma sobre a outra. Coloque a gaze de algodão até o topo de uma tigela grande.

Despeje a mistura de côco, uma xícara por vez, nas gazes de algodão. Junte as gazes de algodão em volta da mistura, e extraia o leite de côco da gaze. Torça a gaze o mais forte que puder, para obter o máximo de leite que puder. (Descarte os flocos de côco ou guarde-os para um prato de comida.) Continue este processo até você extrair todo o leite de côco que puder da mistura de côco.

Despeje o leite de coco em um recipiente com uma tampa, e mantenha-o em um local escuro. O leite deve fermentar por 48 horas.

Agora, despeje o leite de côco em uma garrafa de 2 litros vazia. Guarde-a em uma área aquecida com temperatura o mais próximo possível dos 24°C. Aguarde de 6 a 8 horas para que o óleo se separe naturalmente do leite.

Coloque a garrafa com o óleo e o leite na geladeira por 3 horas. Após 3 horas, quando o óleo tiver solidificado, remova a garrafa e corte seu topo bem acima da linha do óleo. Isto lhe dará acesso livre para retirar o óleo solidificado com uma colher.

Coloque o óleo solidificado em uma jarra com uma tampa, e deixe-o descansando em temperatura ambiente, para que vire líquido mais uma vez. Utilize-o como desejar.

Mais recentes

×