Como fazer o pão crescer em um dia frio

••• Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

O pão deve crescer para ficar fofo e leve, sendo que o fermento é um organismo vivo necessário para fazer a massa crescer duas vezes seu tamanho. Entretanto, mesmo com fermento, os fatores ambientais podem impedir que a massa cresça. Esse processo acontece melhor em um ambiente quente e úmido, geralmente em temperaturas acima de 23º C. Pequenas mudanças na técnica de fermentação devem ser feitas para o tempo frio não atrapalhar na hora de fazer o pão.

Passo 1

Misture os ingredientes da receita para fazer a massa do pão em uma tigela grande. Certifique-se de não esquecer nenhum ingrediente e que a mistura esteja bem amassada.

Passo 2

Junte a massa em uma bola e coloque na base da tigela. Cubra a abertura com uma folha de plástico. Prenda firmemente as extremidades do plástico em volta da tigela para não entrar ar.

Passo 3

Coloque uma xícara de água no micro-ondas e aqueça por dois minutos na potência máxima. A água é usada para umedecer e aquecer o ar no micro-ondas. O pão não cresce bem em um ambiente frio e requer temperaturas entre 23 e 29º C.

Passo 4

Coloque a tigela que está com o pão no micro-ondas aquecido. Deixe a massa crescer dentro do aparelho com a porta fechada para manter a umidade e calor.

Passo 5

Coloque a massa do pão em uma bandeja com óleo. Use a colher para apertar o pão nas bordas para ficar com a forma da bandeja. Cubra a abertura dela com uma toalha umedecida.

Passo 6

Aqueça novamente a xícara de água no micro-ondas para criar um ambiente quente e úmido. Coloque a bandeja com a massa de pão e a toalha úmida dentro do aparelho e feche a porta. A massa estará pronta para ser assada depois de crescer.

Mais recentes

×