Identificação
As enzimas são elementos proteicos localizados em todas as partes do corpo. O trato grastrointestinal e a saliva são apenas alguns locais onde elas podem ser encontradas. A principal função delas é agir como catalisador de muitas reações químicas que ocorrem no corpo. Sem elas, muitas dessas reações químicas não aconteceriam. Cada molécula enzimática é feita de um conjunto definido de aminoácidos que são destinados a atuar sobre certos elementos iniciais, os quais são chamados substratos. Cada enzima é altamente especializada na medida em que tem como alvo apenas um conjunto específico de substratos, e assim cada uma catalisa reações químicas específicas no corpo. São essas reações que permitem a ocorrência de processos como a respiração celular, crescimento celular, a digestão e a reparação de tecidos. Além do seu papel como catalisadoras, as enzimas também aceleram as reações químicas, permitindo os processos celulares de serem executados da forma mais eficiente possível.
Função
O objetivo global dessas reações químicas é fornecer energia para os processos celulares. É através do trabalho das enzimas que a energia pode ser transferida de uma parte da célula para outra. Essa energia é então utilizada para quebrar os nutrientes alimentares e fornecer combustível para o crescimento e reparação celular. Cada enzima tem uma forma própria, o que define a capacidade de atingir certos substratos. Quando um substrato correspondente está presente, uma enzima liga-se a ele. A partir daí, ela regula o processo de quebrar o substrato e controla a quantidade de energia que é liberada ao longo do processo. A velocidade com que isso acontece depende do local de ocorrência no corpo e da concentração de enzimas. Uma concentração saudável de enzimas e substratos significa que a célula é capaz de processar material de forma eficiente.
Efeitos
A quebra de nutrientes alimentares e minerais dentro de uma célula envolve um processo chamado respiração celular. É esse processo que produz a energia celular na forma de trifosfato de adenosina ou ATP. As vias metabólicas responsáveis pela produção de ATP são reguladas por meio de processos enzimáticos. A produção de moléculas de RNA e DNA é também regulada pela atividade de enzimas. Moléculas auxiliares - chamadas cofatores e coenzimas - ajudam as enzimas no desempenho dessas funções. Os elementos que impedem a ligação das enzimas com os substratos são chamados inibidores. Eles fazem isso alterando a forma dessa enzima, o que a torna incapaz de ligar-se aos seus substratos correspondentes. Os desequilíbrios químicos que envolvem enzimas, cofatores, coenzimas ou inibidores afetam a capacidade da célula de processar nutrientes e produzir energia. Se esse período de desequilíbrio durar por tempo prolongado, doenças e enfermidades podem se desenvolver.