Que tipo de tinta devo usar na parede atrás do fogão?
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images
Pintar é uma maneira rápida e econômica de dar personalidade e estilo a qualquer cômodo. Porém, é necessário que a tinta atenda às necessidades do dia-a-dia, ou seja: é necessário escolher o tipo de tinta certo para cada espaço. Em paredes que provavelmente recebem respingos, como na cozinha, é essencial usar uma tinta que seja fácil de limpar.
Tintas látex ou à base de óleo
A primeira decisão que deve ser tomada é entre a tinta látex e a tinta à base de óleo. Em geral, é preferível usar tinta látex, já que ela seca mais rapidamente e é possível lavá-la com água. Porém, ela não dura tanto quanto tintas à base de óleo, e paredes com tinta látex não são sempre fáceis de limpar. Alternativamente, a tinta à base de óleo demora mais para secar, desbota mais rápido que a tinta látex, e os pincéis e rolos usados precisam ser limpos com aguarrás. Os dois tipos de tinta podem ser usados na parede atrás do fogão.
Escolhendo o acabamento
Existem vários tipos de acabamento para tintas, do fosco ao alto brilho. Quanto mais brilhante a tinta, mais fácil ela será de limpar quando estiver na parede. Paredes pintadas com tinta de alto brilho serão mais fácies de limpar, mas este acabamento tornará qualquer imperfeição nas paredes mais visível. Para uma parede que seja lavável sem ter tanto brilho, use tintas acetinadas ou semi-brilho. Uma ideia é usar tinta de alto brilho diretamente atrás do fogão e tinta semi-brilho nas outras paredes da cozinha.
Preparação da superfície
Prepare as paredes para se certificar de que a tinta aderirá bem. Raspe a tinta antiga, preencha cavidades e lave a parede completamente. A lavagem é especialmente importante na cozinha, onde a gordura acumulada pode interferir na habilidade da tinta de se aderira à parede.
Use primer branco ou colorido na parede. Assim como a tinta principal, é preciso optar entre primer à base de óleo ou látex.
Limpando paredes pintadas
De acordo com a University of Michigan Extension, é possível limpar a maioria das paredes com uma simples mistura de água e detergente. Para limpar paredes bem sujas, use primeiro um aspirador de pó para remover parte da sujeira. Depois, trabalhe de baixo para cima, lavando as paredes com uma mistura de duas colheres de sopa de amônia e duas colheres de sopa de sabão em pó em um 4 litros de água. Lave uma área, e depois limpe com água normal antes de ir para a próxima seção.
Teste a solução em uma área escondida antes de usá-la em toda a parede. Depois de se certificar que a solução não manchará a parede, use-a na limpeza.
Referências
- Utah State University Cooperative Extension; Compras inteligentes para a sua casa — escolhendo tinta; Leona Hawks; 1987 [em inglês]
- Centers for Disease Control and Prevention; Segurança com tinta de chumbo [em inglês]
- Michigan State University Extension; Lavando paredes e madeiras pintadas; Anne Field; junho de 2003 [em inglês]
Recursos
- “Consumer Reports Buying Guide”; Tintas, Interiores; 2009 [em inglês]
Sobre o Autor
Jennifer Loomis is a certified English/language arts teacher and is a writer of teaching and literature materials. She also specializes in writing home and garden articles. Loomis holds a B.A. in philosophy from Mount Mary College, a secondary English teaching certification from the University of Wisconsin Green Bay and a master's degree in English from the University of Wisconsin Oshkosh.
Créditos Fotográficos
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images