Como corrigir tinta acrílica para artesanato pegajosa

••• Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Os sprays de artesanato acrílico geralmente vêm em duas formas: um selante claro para uso em acabamentos pintados ou uma tinta à base de água. O selante pode ficar pegajoso até ficar totalmente seco, o que leva duas horas. Todos os sprays, tintas e selantes são afetados por condições ambientais, como calor e umidade, portanto o tempo adequado de secagem e cura variará em função das condições em que forem trabalhados. Caso o spray de artesanato acrílico permaneça pegajoso depois de quatro horas, provavelmente seja um lote defeituoso e deve ser devolvido ou trocado. Entretanto, há várias coisas que poderão ser feitas para diminuir a viscosidade do spray de acrílico.

Passo 1

Passe fita adesiva nas áreas que você não quer que sejam atingidas com excesso de spray ao usar spray de tinta acrílica. Isso não reduzirá a viscosidade do que tiver pulverizado, mas isolará a pintura apenas para as áreas que desejar. Coloque os artesanatos em abundância de papel jornal ou papel-toalha para lidar com o excesso de tinta ao usar spray de selante acrílico.

Passo 2

Espere até que a tinta sobre o ofício esteja totalmente seca. Você nunca deve pulverizar um selante acrílico em um artesanato pintado até que a tinta esteja completamente seca. Caso contrário, o selante pode reagir com a tinta e não curar devidamente.

Passo 3

Conheça o tempo de cura adequado. Os selantes acrílicos em spray parecem secos ao toque normalmente após 15 minutos, mas não curam completamente em menos de duas horas. Se começar a lidar com a peça extensivamente apenas porque ela está seca, você pode interromper o processo de cura e fazer com que permaneça mais tempo pegajoso enquanto ela interage com o calor, óleos e umidade de suas mãos.

Mais recentes

×