Peeling químico para remover tatuagem

••• Photodisc/Photodisc/Getty Images

As pessoas têm vários motivos para fazer uma tatuagem. Esses motivos podem mudar com o passar do tempo, tornando-a menos desejável mais tarde. Para isso, existem vários tipos de peelings químicos que podem ser usados para remover uma tatuagem indesejável.

Estrutura de uma tatuagem

Antes de decidir que tipo de peeling químico usar para remover uma tatuagem indesejável, saiba como a tatuagem funciona. Basicamente, envolve a fixação permanente da tinta nas camadas mais profundas da pele. É tão profunda que não é removida com a descamação natural da pele. Assim, qualquer tentativa de remover uma tatuagem precisa penetrar fundo o suficiente para atingi-la. Com frequência, as pessoas optam pela remoção a laser, mas o peeling químico tem se mostrado eficaz.

Peeling com ácido tricloroacético (ATA)

Ácido tricloroacético (ATA) é o peeling químico escolhido para o peeling de profundidade média. É um ácido que remove as camadas superiores da pele, chegando até a camada onde está a tatuagem. De acordo com o "South African Medical Journal", é eficaz na remoção de 100% de qualquer tipo de tatuagem, independentemente da cor e do tamanho.

ATA é aplicado na superfície da pele, sobre a tatuagem, e permanece ali durante cerca de 5 minutos. Isso causa uma inflamação na superfície da pele. Depois, ocorre descamação e a tinta que está embaixo sobe em direção à superfície da pele para repará-la.

Você deve aplicar ATA 1 vez a cada 7 semanas. O tempo para a tinta ser completamente removida varia se acordo com o tipo de pele, mas você saberá que terminou quando não houver mais tatuagem.

Peeling químico de fenol

Fenol é o peeling químico disponível mais potente. Tende a ser um processo doloroso, porque a primeira aplicação penetra profundamente na pele. Um peeling químico de fenol pode ser feito em 10 minutos e leva algumas semanas para que a nova pele se forme sobre a pele tratada.

As desvantagens do peeling químico de fenol são que pode causar clareamento permanente em pessoas de pele mais escura e pode deixar cicatriz. Além disso, requer que a pessoa tome analgésicos ou sofra com a dor causada por ele. A vantagem é que a tatuagem é removida com apenas uma aplicação.

Mais recentes

×