Como saber quando seu peixe de aquário está próximo de ter filhotes

Transfira o peixe fecundado para outro aquário

Getty Images

Se você é novo no aquarismo ou tem anos de experiência nessa atividade, não importa. Criar peixes e vê-los se reproduzir é muito gratificante. Algumas espécies de peixe, como barrigudinhos e molinésias, se reproduzem facilmente em aquários, enquanto outros são mais difíceis nessas condições. Mas, independente da espécie, o importante é reconhecer quando o seu peixe está prestes a desovar. Percebendo os sinais cedo, você poderá remover o peixe para outro aquário, onde as condições são mais seguras para os recém-nascidos.

Step 1

Conheça as características do peixe antes de tentar criá-lo. Sabendo como o peixe se comporta, você saberá determinar o que é um comportamento normal do animal.

Step 2

Preste atenção em ações que parecem ser fora do comum para os peixes. Algumas fêmeas fecundadas podem tornar-se apáticas e lentas, enquanto, normalmente, elas mantinham um comportamento mais ativo.

Step 3

Observe as laterais do peixe enquanto nada. Molinésias, por exemplo, vão inchar e tornar-se muito arredondadas pouco antes de dar à luz. Uma fêmea que irá pôr ovos terá, aproximadamente, a mesma aparência antes de colocá-los para o macho fertilizar.

Step 4

Procure um sinal, chamado ponto gravídico, logo atrás das barbatanas laterais, que fica mais evidente quando a gestação está perto de seu fim. Você pode até mesmo ser capaz de ver os bebês em desenvolvimento dentro desse ponto em peixes de cor clara.

Step 5

Preste atenção se o peixe começar a se esconder e ter dificuldades em nadar. Ambos são sinais de que o parto está próximo.

eHow Brasil
×