Como saber se a tilápia ainda está boa para consumo

Eising/Photodisc/Getty Images
A carne branca e suave da tilápia combina com diversas receitas de frutos do mar. Filés de tilápia podem ser fritos à milanesa, grelhados ou cozidos em jantares deliciosos ou almoços extremamente atraentes. A tilápia é melhor fresca, mas congelar os filés é uma maneira conveniente de guardar o peixe para consumo futuro. Não importa se for fresco ou congelado, a tilápia deve ser guardada da maneira correta para evitar que estrague. Mantenha seus filés de tilápia com seu melhor sabor utilizando o peixe antes que ele estrague.
Step 1
Verifique a cor dos filés. A tilápia fresca ficará em condições de consumo por um ou dois dias na geladeira, e aproximadamente de seis a oito meses no congelador. O peixe deve possuir uma cor branca com tons de rosa; se o peixe possuir uma coloração acinzentada ou com manchas, ele possivelmente está estragado.
Step 2
Verifique a textura do peixe. Os filés devem possuir uma sensação úmida e densa; se o peixe estiver com uma consistência macia ou mole, deve ser descartado.
Step 3
Cheire o peixe. A tilápia é um peixe que vive em água doce e salgada, portanto, informe-se quanto ao ambiente em que seu peixe foi criado. A tilápia de água salgada possuirá um cheiro marinho, e se o peixe for de água doce, não terá cheiro algum. Se o filé possuir um cheiro azedo ou desagradável, jogue fora.
Referências
- Still Tasty: Armazenamento de alimentos - Por quanto tempo você pode guardar tilápia [em inglês]
- "Tilapia Culture"; Abdel-Fattah M. El-Sayed; 2006 [em inglês]
Dica
- Congele filés de tilápia enrolando-os em plástico filme e armazenando-os em sacos plásticos para congelamento dentro do congelador.
Advertência
- Não consuma tilápia se o peixe possuir mofo.
Sobre o Autor
Alyssa Ideboen has been writing professionally since 2005. She has contributed to several print and online publications, including "Lexington Woman" and "Global Business" magazines. Ideboen holds a Bachelor of Arts in business management and communication from Judson University.
Créditos Fotográficos
Eising/Photodisc/Getty Images