×
Loading ...

Como saber se os peixes do aquário estão acasalando

Cuidar de peixes de estimação pode ser uma experiência envolvente e intrigante. A maioria dos peixes de aquário, como o peixinho-dourado, o barrigudinho e o koi, é relativamente fácil de criar. Enquanto você pode ou não estar por perto para observar o processo de acasalamento, a linguagem corporal do seu peixe de estimação pode indicar se eles estão prontos. Diferentes peixes de aquário exibem diversos tipos de comportamento sexual, os quais sinalizam se o ritual de acasalamento já começou.

Instruções

Os peixes machos perseguem as fêmeas insistentemente durante o acasalamento (Photodisc/Digital Vision/Getty Images)
  1. Procure um peixe macho perseguindo uma fêmea, ou vários machos perseguindo-a. Durante a fase inicial do acasalamento, os acarás-grandes, Bettas e os kois machos perseguem as fêmeas. O macho age de forma bruta, esfregam a cabeça nas laterais da fêmea e apertam para espremer os ovos e fertilizá-los. Algumas fêmeas se machucam e ficam tensas nesse processo, e tendem até a pular para fora do tanque, se este não estiver coberto.

    Loading...
  2. Procure por um par de peixes com os lábios unidos. Os ciclídeos e os acarás-grandes executam uma variedade de rituais, inclusive este, durante o acasalamento.

  3. Observe os Bettas e os ciclídeos machos perante às fêmeas. Esses machos exibem suas barbatanas coloridas, vibram seus corpos e realizam uma dança de acasalamento para cortejar as fêmeas.

  4. Procure ninhos de bolhas na superfície da água do aquário. Os Bettas e os gouramies machos usam as bolhas de sua saliva e restos de plantas para produzir um ninho de bolhas para a fêmea colocar os ovos.

Loading...

Dicas

  • Observe a atividade de acasalamento de peixes de estimação criados em lagoas durante a manhã. Os peixes tendem a acasalar quando a água esquenta rapidamente, entre o período que o Sol nasce até as 9h.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...