Como saber se seu peixe Betta está grávida

••• aquarium image by FotoWorx from Fotolia.com

Os peixe beta são animais de estimação populares e são conhecidos por sua coloração distinta e exibições elaboradas. Originários da Ásia, peixes beta selvagens vivem em rios lentos e arrozais rasos. Eles são muitas vezes agressivos e os machos devem ser mantidos sozinhos ou eles irão lutar até a morte com outros machos beta. O acasalamento é a única ocasião em que dois peixes beta podem ser mantidos no mesmo tanque e apenas temporariamente. Depois de extrair os ovos da fêmea, os dois devem voltar a ficar separados pois os homens podem tornar-se violentos. Esses peixes não dão luz a seus descendentes vivos. A fêmea produz ovos que são extraídos e cuidados pelo macho em um ninho de bolhas feito por ele.

Passo 1

Observe o padrão das linhas na fêmea beta. Se ela tem listras verticais proeminentes, geralmente na cor branca, ela é produtora de ovos férteis.

Passo 2

Procure por um tubo branco ou ponto em sua barriga. Este é o seu ovipositor (onde os ovos serão liberados) e, se ele estiver visível, ela está prestes a lançar ovos.

Passo 3

Observe o tanque do beta macho. Ele construiu um ninho de bolhas? Se sim, ele está pronto para acasalar e a fêmea pode ser colocada no tanque com ele. Quanto mais bolhas, melhor.

Passo 4

Assista o par. Se o ninho de bolhas é do agrado da fêmea, o macho beta então circulará em torno da fêmea e apertará os ovos para fora do ovipositor. Se não, ela irá destruir o ninho e ele vai ter que reconstruir.

Passo 5

Após o acasalamento, procure manchas minúsculas no ninho de bolhas. Estas são os ovos do beta. Se as manchas começam a crescer ao longo do tempo, betas bebês estão a caminho.

Mais recentes

×