Como dizer se uma pelica é de couro

Por ser tão macia e flexível, pelica autêntica é um material ideal para sapatos

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Muitas vezes, é difícil determinar a identidade de diferentes materiais. Couro sintético, por exemplo, pode parecer bastante semelhante ao verdadeiro, o que torna difícil determinar a real identidade do material. A pelica é um tipo altamente valorizado de couro, uma vez que é muito macia, flexível e polida para um alto brilho. Devido à sua maleabilidade e brilho, é ideal para a criação de sapatos e luvas de alta qualidade. Aprender a identificar pelica verdadeira poderá ser complicado, mas há certas maneiras que ajudarão a identificar sua autenticidade.

Step 1

Cheire o item em questão. Se for uma pelica recém-fabricada, ela provavelmente terá o cheiro inconfundível como o do couro. Se for uma peça sintética recém-fabricada, ela provavelmente terá um cheiro de plástico. Peças mais antigas, de qualquer material, tendem a perder seus odores originais.

Step 2

Toque o item em questão. Pelica autêntica é bastante macia e flexível, e se dobrará ao toque. O material sintético não se esticará tão facilmente e não se dobrará.

Step 3

Aperte o item entre dois dedos. Solte-o. Se uma ruga permanecer no material e lentamente desaparecer, o item será realmente pelica. Se nenhum enrugamento for produzido, o item, provavelmente, será sintético.

Step 4

Observe a aparência do item em questão. Pelica autêntica possui pequenos poros, dificilmente visíveis, dispostos em um padrão irregular, enquanto os poros na superfície do material sintético são facilmente visíveis e regularmente padronizados.

×