×
Loading ...

Penteados sul africanos

Os penteados tradicionais sul africanos celebram a textura de cabelo diversificada da mulher africana. Consequentemente, são alguns dos mais criativos do mundo. Em geral, a textura do cabelo nativo sul africano tende a ser grossa, enrolada e muitas vezes difícil de manusear. Os penteados sul africanos foram criados para embelezar e celebrar o cabelo africano tradicional e também facilitar seu manuseio.

Mulheres de todo o mundo usam tranças afro, um penteado tradicional sul africano (beautiful Asian girl with braids image by Gina Smith from Fotolia.com)

Trança afro

Tradicionalmente chamadas de trancinhas, as tranças afro foram criadas para climas quentes e áridos. Esses tipos de tranças permitem que cabelos grossos e crespos tenham um penteado atraente. Os sul africanos usam tranças afro. O nome em inglês "cornrow" vem da similaridade entre as fileiras (em inglês, row) de milho (em inglês, corn) recém plantadas e as tranças planas. Os penteados de trança afro foram levados para vários países do mundo todo, incluindo os Estados Unidos. Os trabalhos de arte africanos mostram desde antes de 500 a.C. imagens de trancinhas, de acordo com o site Culturally Situated Design Tools. Este fato leva muitos especialistas a acreditarem que as trancinhas foram originadas na África.

Loading...

Dreads

Também chamados de dreadlocks ou rastafari, são o processo deliberado de torcer o cabelo naturalmente encaracolado em fios finos, médios ou grossos em toda a cabeça. Este processo geralmente leva entre 10 e 20 horas, dependendo da textura do cabelo e do comprimento. Os dreads não podem ser tirados; eles devem ser cortados caso a mulher deseje mudar o penteado. Os dreads são originados no leste africano antigo, de acordo com The Dread Library (A Livraria do Dread), e durante o século passado foram levados por todo o continente africano. Sul africanos usam dreads. O significado do rastafari é ambíguo. Algumas pessoas utilizam longos dreads por motivos religiosos, outras querem um cabelo parecido com a juba de um leão, que é considerado o animal majestoso da África.

Twists

Os twists, que são similares as tranças, utilizam dois fios ao invés de três, e eles são um estilo natural. Diferente dos dreads, twists são temporários. Os sul africanos usam twists para ter um tipo de penteado que não seja permanente.

Natural

Os penteados naturais são encaracolados em cabelo natural, sem relaxamento. Um penteado sul africano natural pode ser um corte curto com cachos ou twists curtos.

Liberdade

De acordo com um artigo da Sherri Day, publicado no site da Escola de Jornalismo da Universidade Berkley, muitos sul africanos adotaram penteados naturais com o objetivo de recuperar a cultura e identidade na era pós-apartheid.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...