Perceba a diferença entre prata original e banhada

••• Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

A prata esterlina, também chamade de prata de lei, é muito usada na fabricação de jóias, objetos de decoração e talheres. Os itens banhados em prata são feitos de outro metal, como níquel ou cobre, e revestidos com uma camada de prata. A prata de lei custa muito mais do que a banhada, por isso é importante que você seja capaz de notar a diferença entre ambas, caso esteja comprando ou vendendo.

Passo 1

Procure pela marca. Toda prata de lei americana (e a maioria da prata de outros países) é marcada com o número 925, ou 925/1000 ou a palavra "sterling". Se a peça é americana e não tem essa marca, não é de lei. Desconfie de peças de qualquer origem sem esta marca.

Passo 2

Examine a peça, especialmente nas bordas, onde o desgaste é maior. A prata banhada, especialmente a de baixa qualidade, sai facilmente. O metal de base vai aparecer através dos itens banhados que estão desgastados.

Passo 3

Espete discretamente o item com uma agulha, mas apenas se tiver a certeza de que isso não vai diminuir o seu valor. Um furo na prata será capaz de mostrar a camada de prata banhada se o objeto não for original.

Passo 4

Use o teste de ácido sobre o furo. Coloque uma gota da solução especial para teste de prata, adquirida para esta finalidade, no furo. A cor da solução de ácido irá mudar. Consulte a embalagem ou as instruções para determinar o significado desta mudança de cor do produto. O teste irá revelar se a prata é original ou a falsa, mas a maioria das soluções não lhe dirá se o item é composto de 92,5% de prata (prata esterlina).

Passo 5

Informe-se mais sobre as marcas de prata ao redor do mundo. A prata estrangeira sem a marcação 925 geralmente leva a marca do fabricante. Ao se informar sobre as empresas e designers de prata confiáveis, você irá se proteger e evitar confundir prata esterlina com prata banhada (veja as orientações).

Mais recentes

×