Como perfurar conchas para fazer joias
Angie Diersman/Demand Media
Ir para a praia e pegar conchas é um passatempo maravilhoso. Muitas pessoas juntam-nas para fazer joias ou sinos de vento. O que quer que você planeje fazer, poderá precisar furar um buraco nela para pendurá-la em um fio ou corrente. Furar uma concha não é muito difícil e, com alguma paciência, você quebrará poucas delas. Antes de furar a sua favorita usando uma furadeira, tente praticar em outras conchas não tão importantes.
Step 1
Angie Diersman/Demand Media
Encharque as conchas em um balde de água morna e detergente durante 20 a 30 minutos. Lave-as para remover a areia, sujeira e detritos -- você pode usar uma escova de cerdas macias para isso. Enxágue a água com sabão de suas conchas e deixe que o vento as seque.
Step 2
Angie Diersman/Demand Media
Com um marcador ou lápis fino e de ponta macia, faça um ponto onde deseja furar um buraco. Faça o ponto na parte da frente -- caso a concha lasque enquanto você perfura, será na parte de trás da concha.
Step 3
Angie Diersman/Demand Media
Com cuidado, prenda a concha usando o torno ou o grampo. É preciso que ela fique presa para não se mover sob a broca.
Step 4
Angie Diersman/Demand Media
Use uma broca para cerâmica. Comece com a menor delas e segure sua furadeira de forma perfeitamente vertical.
Step 5
Angie Diersman/Demand Media
Fure lentamente, aliviando e aumentando a pressão. Pare de furar para que a broca esfrio e comece novamente -- isso evitará que a concha quebre.
Step 6
Angie Diersman/Demand Media
Troque a broca, usando um tamanho um pouco maior. Continue aumentando o tamanho da broca até que o buraco tenha a largura que você deseja.
Advertência
- O pó das conchas é tóxico. Trabalhe em um ambiente bem ventilado e use uma máscara de proteção.
- Use óculos de proteção para evitar que pedaços de concha entrem em seus olhos.
Sobre o Autor
Gail Delaney is a writer in South Dakota and has articles published online at various websites. She is the garden editor for BellaOnline, with years of gardening experience. Being the caretaker of her parents led her in the direction of medical issues, especially natural remedies.
Créditos Fotográficos
Angie Diersman/Demand Media