Como perfurar conchas para fazer joias

••• Angie Diersman/Demand Media

Ir para a praia e pegar conchas é um passatempo maravilhoso. Muitas pessoas juntam-nas para fazer joias ou sinos de vento. O que quer que você planeje fazer, poderá precisar furar um buraco nela para pendurá-la em um fio ou corrente. Furar uma concha não é muito difícil e, com alguma paciência, você quebrará poucas delas. Antes de furar a sua favorita usando uma furadeira, tente praticar em outras conchas não tão importantes.

Passo 1

Angie Diersman/Demand Media

Encharque as conchas em um balde de água morna e detergente durante 20 a 30 minutos. Lave-as para remover a areia, sujeira e detritos -- você pode usar uma escova de cerdas macias para isso. Enxágue a água com sabão de suas conchas e deixe que o vento as seque.

Passo 2

Angie Diersman/Demand Media

Com um marcador ou lápis fino e de ponta macia, faça um ponto onde deseja furar um buraco. Faça o ponto na parte da frente -- caso a concha lasque enquanto você perfura, será na parte de trás da concha.

Passo 3

Angie Diersman/Demand Media

Com cuidado, prenda a concha usando o torno ou o grampo. É preciso que ela fique presa para não se mover sob a broca.

Passo 4

Angie Diersman/Demand Media

Use uma broca para cerâmica. Comece com a menor delas e segure sua furadeira de forma perfeitamente vertical.

Passo 5

Angie Diersman/Demand Media

Fure lentamente, aliviando e aumentando a pressão. Pare de furar para que a broca esfrio e comece novamente -- isso evitará que a concha quebre.

Passo 6

Angie Diersman/Demand Media

Troque a broca, usando um tamanho um pouco maior. Continue aumentando o tamanho da broca até que o buraco tenha a largura que você deseja.

Mais recentes

×