O perigo das banheiras de hidromassagem

As banheiras de hidromassagem podem ser perigosas

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Se você estiver cuidando de um problema no joelho ou tiver uma dor de cabeça depois de um dia estressante no trabalho, entrar em uma banheira de hidromassagem no final do dia pode ser um sonho que se torna realidade. Para não transformar este sonho em pesadelo, conheça os riscos potenciais e tome cuidado para evitá-los.

Banheiras de hidromassagem

Existem banheiras de hidromassagem em muitos tamanhos, desde pequenas unidades projetadas para duas pessoas até opções maiores, que podem acomodar uma dúzia de pessoas. Além de conter água muito quente, a maioria também projeta jatos de água massageadores. As pessoas entram nestas banheiras para relaxar, receber uma massagem, se socializar e utilizar hidroterapia nos músculos e articulações doloridas. Elas são mais comumente instaladas do lado de fora, mas as unidades menores podem ficar dentro de casa.

Perigos para saúde

Elas representam riscos para a saúde das pessoas que as utilizam. As laterais podem ser muito lisas e fáceis de escorregar. Se cair dentro da banheira em vez de no chão, do lado de fora, estará em risco de afogamento. Se uma pessoa doente com uma infecção bacteriana utilizar a banheira de hidromassagem, a infecção poderá ser transmitida a qualquer pessoa que também fizer uso da mesma banheira. Uma doença pulmonar chamada pneumonite hipersensível, está associada com o uso destes equipamentos.

Perigos para casa

Instalar uma banheira de hidromassagem dentro de sua casa pode ser perigoso. Como elas geram muito vapor, o local onde estiver instalada deve ser mais ventilado que um banheiro convencional. Se o vapor gerado não for liberado, a umidade pode danificar o telhado e as paredes. Esta umidade também pode levar ao crescimento de mofo dentro de casa, que pode causar dores de cabeça e problemas respiratórios nos membros de sua família.

Considerações

Outros perigos de uma banheira de hidromassagem podem ser evitados através de sua utilização e manutenção de acordo com as instruções do fabricante. Mantê-la limpa é tão importante quanto a limpeza de uma piscina. Não deixe que ninguém doente use a banheira. Evite beber álcool em uma banheira de hidromassagem, pois isso pode prejudicar a sua coordenação motora e aumentar a probabilidade de um acidente. Se ela estiver localizada dentro de casa, sempre ligue o sistema de exaustão. Inspecione-a para evitar o aparecimento de mofo.

eHow Brasil
×