Perigos da água tônica com quinina

Água tônica possui quinina em sua fórmula, o que pode ser muito perigosa

pour water image by Olena Kucherenko from Fotolia.com

A quinina é um tipo de álcool, o primeiro derivado da casca da árvore cinchona do século 19. Ela serve para vários fins medicinais, como o tratamento de cólicas e da malária. No entanto, se usada ​​de forma inadequada pode comprometer seriamente a saúde das pessoas e pode até mesmo levar à morte em algumas circunstâncias extremas. A Food and Drugs Administration (FDA) a proibiu, embora ainda apareça em pequenas quantidades na água tônica. Embora a ingestão de grandes quantidades de água tônica implica em poucos riscos, algumas pessoas ainda podem reagir mal.

Trombocitopenia

Trombocitopenia, um tipo de doença do sangue, pode causar hemorragia e problemas de coagulação, o que por sua vez pode levar à morte se a quinina estiver envolvida. A condição aparece muito raramente, e raramente constitui uma séria preocupação para pessoas que bebem água tônica com quinina. No entanto, aqueles suscetíveis à doença devem evitar essa bebida, pois mesmo em pequenas quantidades pode causar doenças graves e até a morte. Os médicos podem testar sua suscetibilidade à quinina e trombocitopenia para ver se existe perigo.

Cinchonismo

O cinchonismo consiste de outros sintomas que provêm da ingestão de quinina. Isso geralmente resulta de comprimidos de quinina que as pessoas tomam para prevenir ou aliviar os sintomas da malária no Terceiro Mundo, e raramente acontece devido a ingestão de água tônica. No entanto, se você consumir bastante água tônica ou ser extremamente suscetível à quinina, você pode sofrer de uma variedade de sintomas como tontura, dor de cabeça, náusea, zumbido nos ouvidos, visão turva e distúrbios na percepção das cores. Se isso ocorrer, beba água até os sintomas aliviarem e a quinina sair de seu organismo.

Reações de hipersensibilidade

Algumas pessoas são alérgicas à quinina, que pode causar diferentes tipos de reações de hipersensibilidade devido à exposição ao fármaco. Eles incluem erupções cutâneas e outras lesões na pele, feridas, prurido e edema em determinadas áreas. A hipersensibilidade pode também resultar na alteração do ritmo cardíaco, que pode causar falta de ar e conduzir aos sintomas mais leves de cinchonismo.

eHow Brasil
×