×
Loading ...

O que é pesquisa transversal?

Uma das primeiras coisas que você deve fazer antes de conduzir uma pesquisa é determinar o tipo de projeto de estudo que usará. Numerosos fatores influenciam essa escolha, incluindo sua questão de pesquisa, a complexidade de seu projeto e o tempo exigido, bem como outros recursos que estejam à sua disposição. Um projeto de pesquisa transversal é um dos mais baratos e fáceis de realizar.

Estudantes universitáros geralmente usam pesquisas transversais (table image by mashe from Fotolia.com)

Definição

Independentemente do tipo de pesquisa que conduza, em um projeto transversal você coleta dados por um período de tempo breve e fixo. Em relação a uma pesquisa de levantamento, a Dr. Ruth A. Palmquist da Universidade do Texas nota que as "pesquisas transversais são usadas para reunir informações sobre uma população em único ponto no tempo".

Por exemplo, se você conduzir uma pesquisa pedindo a opinião das pessoas sobre a Presidente, só poderá saber o que a população sente ao lhes perguntar; você não terá informações referentes à mudança de atitudes ou opiniões com o tempo. Em outros tipos de trabalho, por exemplo na pesquisa médica, você avalia os "resultados e exposições ... em um momento no tempo, sem avançar ou recuar no tempo", conforme se observa no site Yale University School of Medicine.

Loading...

Pesquisa longitudinal

Para entender completamente um projeto de pesquisa transversal, ajuda se examinar outro projeto comum de pesquisa. A pesquisa longitudinal, por exemplo, permite-lhe reunir dados de sua população no decorrer do tempo. Como explica a Professora Michelle A. Saint-Germain da Universidade de Long Beach no Estado da Califórnia (CSULB), um projeto longitudinal permite-lhe "mensurar a mudança em variáveis com o tempo". Se deseja saber como a opinião sobre a Presidente mudou com o tempo, você pode fazer a amostragem de sua população logo após a sua eleição e em um ou mais pontos subsequentes.

Vantagens

A Professora Saint-Germain lista várias vantagens da pesquisa transversal. Ela afirma que esta lhe permite coletar grandes quantidades de dados de um grande número de pessoas em uma ampla variedade de temas. Essas características geralmente significam que os dados são usados por pesquisadores de várias disciplinas. Saint-Germain também afirma que a pesquisa transversal funciona bem para estudos exploratórios. Isto a torna útil para estudantes que ainda desenvolvem habilidades ou obtêm o tempo e os recursos necessários para executar projetos de pesquisa mais sofisticados. A pesquisa exploratória também é uma boa maneira de testar o tópico de investigação antes de investir muito tempo e dinheiro nela.

Desvantagens

Embora um projeto básico de pesquisa transversal possa ser econômico, Saint-Germain adverte que o tamanho de sua amostra ou o número de variáveis aumentam, e da mesma forma, o custo de seu projeto. Além disto, esse tipo de pesquisa não lhe permite avaliar "fatos sobre 'ordem do tempo' de exposição e efeito, em outras palavras, se um precedeu o outro", segundo o site da Yale. Simplificando, você não pode descobrir os detalhes de "causa e efeito", segundo Saint-Germain.

Considerações

Conforme ressalta Saint-Germain, o U.S Census (censo americano) é um exemplo de pesquisa transversal. Ele reflete a composição da população americana em um momento no tempo. Uma realização massiva, o objetivo de um censo é fazer o levantamento de toda a população de um país. É provável que você não tenha o tempo ou os milhões de reais necessários para conduzir um censo; mas obter uma amostra de sua população de interesse pode produzir resultados úteis e acurados, se for parte de um estudo de pesquisa bem projetado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...