×
Loading ...

Quanto tempo padres católicos levam para se formar?

Não há limite de idade para se tornar um padre. Alguns homens tomam sua decisão mais cedo, enquanto outros apenas o fazem após ter escolhido outra carreira. Para tornar-se um padre, você deve ser católico e solteiro. Ao considerar o sacerdócio, a primeira parte do processo é rezar diariamente e ir à missa ao menos semanalmente, bem como envolver-se em atividades educacionais e de serviço da sua paróquia. Também é desejável conversar com um padre sobre esta carreira e mesmo participar de retiros vocacionais. Neste estágio, é importante acumular o máximo possível de informação. Antes de matricular-se em um seminário, você precisará trabalhar com um diretor vocacional. Ele irá orienta-lo em sua jornada espiritual. Quando vir-se diante de questões, preocupações ou problemas, o seu orientador o auxiliará, ajudando-o a decidir o que é melhor para você. Você deve manter um relacionamento aberto e honesto com o seu diretor e identificar quaisquer características pessoais que podem ser um problema para você como padre. Este processo pode levar de meses a anos, dependendo da idade do candidato e das dúvidas que lhe surjam.

Candidatando-se ao sacerdócio

Quando você e seu orientador vocacional estiverem convencidos de que você está pronto para continuar sua busca pela carreira como padre, você deve candidatar-se através da sua diocese. As dioceses podem exigir processos diferentes para seus potenciais sacerdotes, então você deverá buscar entender os requerimentos específicos ao trabalhar com o padre da sua paróquia e seu orientador. Uma vez completa sua candidatura, o bispo irá revisar suas informações e decidir se você irá se tornar um seminarista pela diocese. Uma vez aceito, você irá inscrever-se em um seminário de uma programa universitário em pré-teologia/teologia. As dioceses recomendam instituições específicas, o que torna importante que você converse com os padres e bispos do local e entenda suas exigências.

Loading...

Graduações

Após o ensino médio, o estudo para se tornar um padre geralmente leva oito anos, incluindo bacharelado e mestrado. Se o candidato já tiver completado a graduação em bacharelado, deverá levar apenas mais quatro anos para tornar-se padre, dependendo de quanto estudo ainda precisar ser feito e já tiver sido feito pelo bacharelado. Um mestrado na área não garante o exercício do sacerdócio. A decisão final pertence ao bispo. Por isso, é importante contatar o bispo de sua paróquia e da sua diocese quando quiser se tornar padre e começar a trabalhar com eles imediatamente. Durante o seminário, você terá conselheiros para guia-lo durante o processo, e um aluno de seminário é livre para desistir a qualquer momento se o sacerdócio não parecer uma opção atraente uma vez que estudos mais profundos forem iniciados.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...