Como pintar um automóvel com spray

••• a car in a car show image by Gary from Fotolia.com

A pintura com spray é uma técnica particular que utiliza ar comprimido para pulverizar as partículas de tinta diretamente sobre uma superfície. Ela pode ser feita com uma escova rotativa, uma pistola de pulverização de tinta ou aerossol. A tinta spray é utilizada para muitas finalidades, e uma delas é a pintura de automóveis. Para evitar uma aparência de amador, aprenda a aplicar corretamente a tinta spray antes de tentar mudar a cor de seu carro ou retocar a cor atual.

Primeiro passo

Passo 1

spray image by bluefern from Fotolia.com

Prepare o carro para a pintura em spray protegendo todas as peças e elementos que não têm que ser pintados. Utilize folhas de plástico e fita adesiva para embrulhar partes do carro, como janelas. Este método é rápido, mas não é infalível. Se quiser que a pintura pareça profissional, mesmo que para isso vá gastar um longo tempo se preparando, terá que remover todas as peças que precisam ser pintadas.

Passo 2

red car detail image by .shock from Fotolia.com

Coloque todas as peças que precisam ser pintadas em uma área ventilada ou no quintal antes de começar. Certifique-se de proteger as janelas e as outras partes que se mantêm no carro com folhas de plástico, como descrito anteriormente. Se necessário, proteja o chão da oficina ou de sua casa com panos e jornais velhos.

Passo 3

paint image by CraterValley Photo from Fotolia.com

Esfregue a superfície do carro com uma lixa média até que a superfície áspera tenha sido distribuída uniformemente, certificando-se de não deixar nenhuma parte para trás. Isso vai garantir que o primer tenha aderência à superfície.

Passo 4

Cleaning image by Mykola Velychko from Fotolia.com

Limpe a superfície da peça ou do carro com uma toalha ou pano seco para remover qualquer resíduo de poeira ou sujeira do processo de polimento.

Passo 5

Paint swatch samples for color matching with a paint brush image by Chad McDermott from Fotolia.com

Aplique uma camada de tinta primer à peça do carro. Utilize um pincel para aplicá-la e não se esqueça de fazer um revestimento uniforme e fino. Verifique as instruções do fabricante para ver quanto tempo precisa para que ela seque.

Passo 6

Cleaning lights image by Evgeny Berdjansky from Fotolia.com

Trate a superfície com uma lixa fina, fazendo movimentos de vai e vem. Certifique-se de estar uniforme e de passar por toda a parte do carro. Em seguida, limpe o resíduo com uma toalha limpa e seca.

Passo 7

spray image by Dragana Petrovic from Fotolia.com

Agite bem a tinta aerossol antes de usar. Isto é normalmente indicado na lata de spray, e é um passo essencial no processo da pintura. Experimente sobre jornais velhos para ter certeza de que a lata é funcional e para sentir a força do fluxo também. Verifique as instruções na embalagem para ver a distância recomendada entre o bico da lata e a superfície do carro.

Passo 8

spray with a cap image by Yasen Pramatarov from Fotolia.com

Inicie pulverizando levemente, seguindo a recomendação sobre a distância. Note que o primeiro passo fará uma camada fina de cor, então não se preocupe se a superfície não ficar muito uniforme e suave.

Passo 9

Bomboletta spray image by Comugnero Silvana from Fotolia.com

Espere cerca de uma hora antes de aplicar outra camada. Verifique o tempo exato na embalagem do spray, pois ele tende a variar de acordo com o fabricante.

Passo 10

car image by Warren Millar from Fotolia.com

Aplique outra camada leve e fina de tinta. Não há uma regra única sobre o número de camadas, mas três a quatro camadas finas sempre dão uma aparência melhor e mais profissional do que uma ou duas grossas.

Passo 11

car image by Edvin selimovic from Fotolia.com

Aplique o verniz como acabamento na superfície completamente seca, dura e pintada. Depois, lixe a superfície com uma lixa fina e aplique-o novamente. Repita o lixamento, desta vez com uma lixa extremamente fina, a fim de polir e esfregar a superfície. Mais uma vez, aplique a camada final de verniz e deixe-o secar completamente.

Passo 12

an autumn car image by Ivan Hafizov from Fotolia.com

Limpe a superfície já seca com um pano de microfibra e um polidor multiuso para dar o brilho final.

Passo 13

car image by Muhammad Umair Tahir from Fotolia.com

Repita o processo com todas as peças, e então com o restante do carro. Finalmente, monte o carro e faça o polimento mais uma vez, quando tudo estiver montado.

Mais recentes

×