Como pintar em tecido de juta

••• Jute image by Udo Ingber from Fotolia.com

Juta é um tecido de algodão entrelaçado, originalmente utilizado para transporte e construção. Um de seus principais usos foi, e ainda é, a fabricação de sacos. As fibras são espessas e têm uma superfície áspera, semelhante a uma corda. Na verdade, ambos são feitos a partir da juta. A trama grossa do tecido de juta dá a aparência rústica que o torna um tecido artesanal favorito. É uma escolha popular para decorações e peças de arte, como capas de almofadas, tapetes, toalhas de mesa e enfeites de parede.

Passo 1

Planeje seu desenho com base no tamanho do seu projeto final. Se você está fazendo um enfeite de parede de 30 cm x 30 cm, você terá que criar um desenho que se encaixe nesse tamanho. Você pode desenhar à mão, ou usar um estêncil. As linhas finas e pequenos detalhes podem se perder na trama espessa, por isso é melhor escolher um desenho ousado, que vai acentuar a espessura das fibras e se destacar contra elas. O Clip-art é uma grande fonte de inspiração.

Passo 2

Coloque uma lona de plástico ou jornal velho para proteger a superfície de trabalho contra respingos de tinta, e para apanhar os fiapos de fibra que o tecido de juta solta quando é cortado ou manipulado.

Passo 3

Coloque o tecido esticado sobre o papelão. Prenda as bordas e cantos com alfinetes. O tecido deve estar esticado, mas não ao ponto de deformá-lo.

Passo 4

Posicione o estêncil, se estiver usando um, sobre o tecido. Fixe com alfinetes.

Passo 5

Arrume os copos de plástico, um para cada cor, e despeje a tinta para tecido.

Passo 6

Megulhe um pincel de cerdas grossas na tinta. Passe o pincel com tinta sobre o tecido de juta. Use um pincel diferente para cada cor de tinta.

Passo 7

Deixe o tecido parado enquanto a tinta seca. Se estiver usando um estêncil, remova devagar, cuidando para não borrar a tinta.

Passo 8

Adicione detalhes à mão usando os marcadores para tecido.

Passo 9

Permita que toda a tinta seque completamente antes de remover o tecido de cima do papelão.

Mais recentes

×