Como fazer pintura com cal
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Caiar, ou pintar com cal, é uma técnica de pintura barata que tem sido historicamente usada para ajudar a preservar e proteger madeira. Visto que a cal acentua a textura natural da madeira, a técnica de pintura tem sido usada também para mostrar mobília de madeira, e encontrou seu caminho em todos os tipos de superfícies, incluindo pisos e painéis. Apesar de ficar bem para interiores e exteriores, a cal é tradicionalmente melhor para exteriores, visto que ela se solta ao toque de pessoas e animais se não for selada. Enquanto isto pode ser perfeito para um celeiro ou cerca, uma receita de cal modificada é tipicamente usada para interiores e sobre mobília.
Step 1
Prepare a superfície que você planeja caiar lixando qualquer ponto áspero ou pintura descascada. Se você está caiando algo que não seja uma peça de mobília, como um celeiro ou cerca, não é necessário lixar toda a superfície até que fique lisa. Pintura velha, entretanto, deve ser removida antes da aplicação da cal.
Step 2
Varra todos os resíduos deixados para trás depois que lixar. Você pode fazer isso com um pano úmido se estiver pintando algo pequeno, ou com uma vassoura para objetos maiores.
Step 3
Misture a cal. Para exteriores, combine duas medidas de cal hidratada, 450 gramas de sal e 7,4 litros de água em um balde grande. Para uma pintura mais permanente e para uso em interiores, misture duas partes de cal hidratada e uma parte de água.
Step 4
Aplique a cal com um pincel na superfície que está pintando. Use pinceladas longas que sigam a mesma direção da textura da madeira. A cal seca muito rápido. Logo, faça o trabalho em pequenas partes. Se você está caiando mobília e quer que a textura da madeira apareça, use um pano limpo para retirar um pouco da cal enquanto estiver ainda úmida. Continue aplicando demãos de cal, até que você esteja satisfeito com a aparência de seu item pintado.
Step 5
Crie uma aparência nostálgica, se quiser, lixando levemente a cal depois que ela secar.
Step 6
Aplique duas demãos de poliuretano claro para prolongar a vida da cal. Este passo é tipicamente reservado para interiores e mobília. Celeiros, cercas e outros itens do exterior não precisam ser pintados com poliuretano, mas precisarão de pintura menos frequentemente se forem. Lembre-se de esfregar a primeira demão de poliuretano com uma manta abrasiva, ou lixa fina, antes de aplicar a segunda demão.
Referências
Dica
- Pintura à cal tradicional pode ser removida das roupas facilmente. Entretanto, pintura à cal feita com tinta, pode ser mais difícil de retirar.
Advertência
- Use luvas de borracha e máscara enquanto trabalha com cal, já que é uma substância corrosiva.
Sobre o Autor
Writing professionally since 2008, Michelle Miley specializes in home and garden topics but frequently pens career, style and marketing pieces. Her essays have been used on college entrance exams and she has more than 4,000 publishing credits. She holds an Associate of Applied Science in accounting, having graduated summa cum laude.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images