As pinturas cristãs mais populares
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
A arte cristã existe há quase tanto tempo quanto o próprio cristianismo. Através dos tempos, a pintura cristã abraçou novos desenvolvimentos e movimentos artísticos. Ela abriu o caminho para o Renascimento e os movimentos culturais posteriores, e deixou um legado de algumas das imagens mais memoráveis em culturas ocidentais e orientais.
Capela Sistina
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Pintado entre 1508 e 1512, o teto da Capela Sistina, em Roma (Vaticano), é talvez a mais famosa obra cristã da arte. Ela conta a história da criação do homem e outras histórias do livro de Gênesis. Imortalizada no filme "A Agonia e o Êxtase", o processo de pintura envolveu muitos dos aprendizes de Michelangelo. A pintura foi feita usando o método afresco de aplicar pigmento no gesso molhado. A capela é visitada por cerca de quatro milhões de pessoas por ano.
A Última Ceia
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Esta obra-prima de Leonardo Da Vinci, concluída em 1498, é uma das obras mais famosas do artista. Ele mostra a última refeição de Jesus com seus discípulos, onde, de acordo com o Evangelho de João, um deles o traírá. De acordo com Dan Brown, em seu livro "O Código Da Vinci", o discípulo para a direita de Jesus não é São Pedro, mas Maria Madalena. Com o tempo, o pigmento usado por Da Vinci descascou e desbotou, levando a um extenso trabalho de restauração para salvar a imagem.
Madonna e a criança
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Uma das imagens mais populares entre os cristãos, tanto para os católicos quanto para os cristãos ortodoxos orientais, é a da Virgem Maria (Madonna) e o filho. Este exemplo, Conestabile Madonna, foi pintado por Raphael na Itália entre 1502 e 1504. Ele pendurou no Museu Hermitage em São Petersburgo, na Rússia desde 1871. Embora pintado por um artista ocidental, do Renascimento, muitas imagens ortodoxas de Maria e Jesus são ícones do estilo bizantino, e são altamente decoradas e incrustadas com folha de ouro.
A Crucificação
As representações da crucificação de Cristo continuam a estar entre as imagens cristãs mais populares, com artistas de diferentes movimentos ao longo dos séculos produzindo suas próprias interpretações. Entre as mais marcantes há a de Gauguin, chamada Cristo Amarelo, considerado uma obra simbolista muito importante. Salvador Dali, o artista surrealista, também produziu imagens impressionantes da crucificação, incluindo uma (Cristo de São João da Cruz) a partir de uma perspectiva sobre a cabeça de Jesus, olhando para baixo, que tem aparecido em tudo, desde cartazes até cinzeiros.
Referências
Recursos
- "A Journey Into Christian Art"; Helen de Borchgrave; 2001 [em inglês]
Sobre o Autor
Based in Newcastle upon Tyne, Phil Wharton has been editing and contributing to magazines and newspapers since 2001. His articles have appeared in “Bread and Roses” magazine and “Industrial Worker.” Wharton holds a Bachelor of Arts in humanities from Manchester Metropolitan University, an NCTJ Certificate of Journalism and is currently researching for a PhD in politics at Durham University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images