Um plano de cuidados de enfermagem para paciente com diverticulite
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images
A diverticulite é uma doença intestinal inflamatória que afeta milhões de pessoas. A condição, com frequência, se agrava por uma dieta inadequada e pode ser bem dolorosa aos pacientes, levando possivelmente á hemorragia ou peritonite. Um plano de cuidados de enfermagem para diverticulite inclui controlar a dor e monitorar o paciente para detectar outras complicações. A educação do paciente também ajudará a reduzir o risco de mais desconforto ou complicações.
Avaliação regular
Um plano de cuidados de enfermagem para diverticulite aguda reforça a necessidade de avaliar regularmente o paciente em busca de complicações. Estas podem ser: hemorragia, obstrução intestinal e formação de abscessos. Os sons do intestino devem ser avaliados pelo menos a cada oito horas, embora alguns médicos possam pedir essa avaliação a cada duas a quatro horas, dependendo da gravidade da crise de diverticulite. O plano de cuidados de enfermagem também deverá mencionar a avaliação de distensão abdominal e os sinais vitais básicos.
Controle da dor
A diverticulite pode causar dor aguda que geralmente se apresenta do lado esquerdo do abdômen. Um objetivo do plano de cuidados de enfermagem é assegurar que o paciente esteja confortável e sem dor. Normalmente, o médico prescreverá um analgésico leve e as enfermeiras devem administrá-lo conforme indicado no registro de administração de medicações. Posicionar e reposicionar o paciente também pode ajudar o paciente a ter um alívio apropriado da dor. A posição de Fowler é usada com mais frequência e consiste em elevar a cabeça do paciente a um ângulo de 30 a 45 graus, mas um plano de cuidados de enfermagem poderá incluir outros posicionamentos que ajudarão a relaxar o abdômen.
Educação do paciente
A parte mais importante do plano de cuidados de enfermagem para um paciente com diverticulite é a educação. Seu objetivo é informá-lo sobre o que exacerba a diverticulite e como controlá-la de maneria adequada por si mesmo. A parte do plano de cuidados que compete ao paciente ressalta a importância do consumo adequado de fibras durante as fases não agudas, ingestão adequada de água e informar sobre os alimentos contraindicados para diverticulite.
Referências
- Cuidados médicos-cirúrgicos de enfermagem; Burke, LeMone, Mohn-Brown; 2003 [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Jessica Armento is a nurse, professional freelance writer and website developer. Her health and fitness-focused writing has been featured on many website and regional publications. She is working toward a Bachelor's degree in liberal studies, with a concentration in journalism, at the University of Iowa.
Créditos Fotográficos
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images