Como plantar abóbora na vertical em espaços pequenos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Jardins pequenos dificultam a vida dos jardineiros em achar espaço para plantar vegetais e flores que gostam do sol. "Crescer", no sentido direcional, é uma estratégia bem testada. Abóboras apresentam um grande desafio, pois as variedades verdadeiras são as que preferem o inverno. Os vegetais de temperaturas mais amenas produzem frutos grandes e pesados que amadurecem no começo do outono e se mantêm durante o inverno. Trepadeiras precisam de muito espaço, mesmo quando seu crescimento é direcionado na vertical, então você vai precisar de treliças e suportes fortes para aguentar o peso dos frutos.
Step 1
Prepare a área para o plantio na primavera, assim que o solo permitir. Escolha um local com bastante sol na maior parte do dia. Em regiões mais frias, plante sua abóbora vertical próxima a um muro, pois ele irá irradiar calor. Plantar próximo à uma cerca faz com que não seja necessário adicionar um estrutura de suporte.
Step 2
Com uma pá, mexa a terra. Despeje alguns centímetros de composto orgânico sobre toda a área de plantio. Cave e cultive o solo novamente, misturando composto e terra nos primeiros 15 cm da superfície.
Step 3
Erga o suporte, caso seja necessário. Coloque-o de 10 cm a 15 cm de distância de qualquer parede, no mínimo, para deixar espaço para a trepadeira segurar e para uma boa circulação de ar. Finque os postes em "T" e prenda o painel de gado ou a cerca de arame.
Step 4
Plante apenas se não tiver mais perigo de geadas e o solo estiver completamente aquecido, pelo menos de 21 a 24ºC. Trepadeiras plantadas no solo preferem ter de 5 a 10 metros quadrados para se espalhar, então providencie o mesmo espaço vertical, se possível. Espalhe de quatro a cinco sementes por monte - mantendo de duas a três vivas quando as mudas alcançarem de 7 cm a 10 cm - ou faça o transplante de diversas mudas, deixando por volta de 180 cm entre os montes. Em pequenos espaços, você vai conseguir plantar de 1 a 2 montes.
Step 5
Cubra o solo com plantas secas, de 5 cm a 8 cm, para impedir o surgimento de ervas daninhas, estabilizar a temperatura do solo e manter a umidade. Pés de abóbora plantados na vertical ficam mais expostos ao vento e ao sol e acabam precisando de mais água. Mantenha o solo homogeneamente úmido para garantir um crescimento contínuo e o desenvolvimento completo dos frutos.
Step 6
Faça "apoios para frutas" com as pernas de meia-calças antigas ou pedaços de tecido de 15 cm a 25 cm de largura e 60 cm a 90 cm de comprimento. Coloque os apoios embaixo de frutos em desenvolvimento, antes que alcancem 1 kg, depois amarre as pontas ao redor de suportes verticais e horizontais colocados acima.
Referências
Recursos
Dica
- Pés de abóbora podem precisar de polinização manual caso a população de abelhas seja baixa na área.
- Frutas e vegetais plantados na vertical são menos susceptíveis à doenças devido à melhor circulação de ar. Também são menos propensos a apodrecer, pois não mantêm contato com o solo, o que acaba por aumentar a produção.
- Abóbora de inverno é a única variedade de trepadeira de abóbora, mas muitas outras são capazes de trepar - até mesmo alguns híbridos de abóbora de verão.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images