Como construir uma pérgola para videiras

Uvas precisam de um clima quente para poderem se desenvolver e produzirem frutos

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Videiras dão um acréscimo luxuoso e rústico a qualquer casa e podem viver por mais de 50 anos, se os cuidados devidos forem tomados. Uma parte dos cuidados envolve manter o pé de uva fora do chão, colocando-a sobre uma pérgola ou treliça. Muitos jardineiros optam por construir esses suportes eles mesmos com a ajuda de produtos facilmente encontrados no mercado.

Os fatos

As videiras podem crescer mais de 3 m de comprimento em qualquer direção suportam vários quilos de frutos ao mesmo tempo. Elas necessitam de um suporte para manterem-se erguidas, para que assim as folhas e uvas recebam a quantidade correta de iluminação e vento, a fim de crescerem e amadurecerem.

Pérgolas

As videiras necessitam de pérgola (também conhecida como caramanchão ou treliça), desde o momento em que começam a entrelaçar-se, já que a pérgola ajuda em sua manutenção e na poda. Jardineiros devem construir o suporte assim que plantam seus pés de uva.

Construção

Treliças com 3 m devem ficar posicionadas logo atrás ou ao lado das videiras, com um distanciamento de 2,5 m a 3 m de viga para viga. Esse espaçamento dá resistência ao suporte para aguentar os frutos da planta. Jardineiros devem usar fios de tamanho 8 ou 11, para criar as "teias" que fornecerão suporte a videira. A fiação deve ser colocada no topo do suporte, seguida de outro andar posicionado de 30 cm a 60 cm dele, e um terceiro andar com a mesmo espaçamento usado entre o primeiro e segundo andar, criando um sistema de cultivo de três andares. O andar mais baixo deve estar com um distanciamento de pelo menos 60 cm do chão.

eHow Brasil
×