Como preparar sementes de pimentão para plantar

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Pimentões amadurecem em tons de amarelo, laranja, vermelho, verde ou roxo. Suas sementes têm formato de disco e são brancas, que exigem luz e temperatura específicas para germinar. Geralmente são germinadas em área fechada, onde é mais fácil controlar as condições climáticas. Elas brotam entre 8 e 10 dias, dependendo da variedade e das condições do ambiente. Desse momento até a colheita, passam-se entre 65 e 70 dias.

Passo 1

Escolha pimentões frescos e corte as pontas com a faca. Retire o conteúdo com uma colher. Remova todas as sementes e espalhe-as no papel toalha em uma única camada.

Passo 2

Coloque o papel com as sementes em um prato e ao sol ou perto de uma janela bem iluminada. Deixe as sementes de pimentão secarem de 5 a 6 dias.

Passo 3

Guarde as sementes em um envelope e armazene-o em um local seco até o começo da primavera.

Passo 4

Encha a sementeira com a terra adequada. Aqueça a terra até cerca de 25º C, colocando a lâmpada sobre ela.

Passo 5

Mergulhe as sementes em água morna por três horas. Depois disso, semeie duas em cada lugar da sementeira. As sementes necessitam de plantio raso, então plante-as duas vezes mais fundo que seu próprio diâmetro.

Passo 6

Cubra a sementeira com a embalagem de plástico transparente ou com a redoma de plástico que vem junto. Observe o solo todos dias para ter certeza de que não está completamente seco e regue-o para mantê-lo úmido. Evite exagerar na água para que as sementes não sejam infestadas por fungos.

Passo 7

Mantenha a temperatura de 25º C debaixo da lâmpada durante 16 horas por dia. Sempre cheque a temperatura do solo para ter certeza de que está correta durante o dia. Desligue a lâmpada por 8 horas durante a noite, fazendo o solo ficar por volta de 15º C. Repita as condições de luz e calor até que as sementes germinem.

Passo 8

Deixe somente a muda mais saudável na sementeira quando o primeiro par de folhas aparecer. Transplante a muda para um ambiente externo quando o frio passar e a temperatura do solo estiver por volta de 10º C, deixando um espaçamento de 30 cm a 45 cm entre cada planta.

Mais recentes

×