×
Loading ...

Como plantar oliveiras a partir de sementes

Se você já provou uma azeitona perfeita, talvez tenha se perguntado se pode guardar as sementes e plantar suas próprias oliveiras. A planta (Olea europaea) pode ser produzida a partir de uma semente, mas talvez não produza um fruto tão fiel ao que você acabou de comer. Se você quer plantar uma oliveira, a partir de uma semente, use uma variedade com boa herança ou compre as sementes em uma loja especializada. De qualquer forma, plantar uma oliveira a partir de sementes pode ser um desafio, por isso seja paciente.

Retire a carne do fruto antes de semear os caroços de azeitona (sissy_12/iStock/Getty Images)

Prepare a semente

Se você for usar suas azeitonas para retirar as sementes, use frutos colhidos recentemente. Aqueles que estejam caídos no solo podem ser susceptíveis à doença, e aqueles que já foram processados ​​podem não germinar. Para sementes retiradas dos frutos frescos ou compradas, comece cortando uma extremidade do revestimento exterior das sementes. Em seguida, mergulhe a semente em água fresca por 24 horas. Isso ajuda a acelerar a germinação. Como elas são difíceis de germinar, coloque mais sementes de molho do que você vai precisar, para compensar as perdas.

Loading...

Noções básicas de semeadura

Se você mora em regiões com clima de -12ºC a 4ºC, semeie a oliveira diretamente no solo, quando a temperatura estiver a 26ºC na primavera. Escolha um local que receba seis horas de pleno sol diariamente, e seja protegido do vento. Uma oliveira cresce até 10 m de altura e se estende por 9 m de largura. Ela cresce na maioria dos tipos de solo, desde que seja bem drenada e tenha um pH abaixo de 8,5. Plante as semente a 1 cm de profundidade, pressione o solo com os dedos, regue com água suficiente para umedecer as sementes e cubra com cerca de 5 cm de cobertura morta. Não fertilize nesse momento. Você também pode plantar as sementes em interiores utilizando substrato e um vaso com drenagem, colocado perto de uma janela ensolarada.

Cuidados com as mudas

Uma semente de oliveira leva cerca de 40 dias ou mais para germinar, então mantenha a área regada e limpa, enquanto você espera. Independente se as sementes foram plantadas em vasos ou no solo, regue-as quando cerca de 2,5 cm do solo superior estiver seco, aplique água suficiente para umedecer a semente. Quando ela germinar, continue regando e limpando a área. Uma oliveira precisa de cerca de dois meses com temperaturas abaixo de 10ºC para frutificar. Quando a muda mostrar suas primeiras flores, o que pode demorar até três anos, fertilize-a com fertilizantes 10-10-10. Polvilhe cerca de uma xícara de fertilizantes em uma faixa ao redor da árvore, a 30 cm do tronco. Em seguida, remexa o solo com um ancinho. Aplique fertilizantes anualmente sempre que um novo crescimento for menor do que 30 cm, logo antes que as flores comecem a produzir os frutos.

Plante cultivares

Ao escolher as semente, prefira uma variedade que tenha autopolinização. Variedades que não são autopolinizantes exigem uma outra nas proximidades para que possa polinizar e frutificar a oliveira. Há algumas autopolinizantes como a oliveira "mission" que cresce em regiões com temperatura entre -12ºC e 10ºC e a camomila, que cresce em regiões com temperatura de -12ºC a 4ºC. As oliveiras podem ser invasivas, então tenha cuidado com o local onde serão plantadas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...