Como cultivar uma palmeira-sagu a partir da muda

••• Thinkstock/Comstock/Getty Images

A palmeira-sagu (Cycas revoluta) é comumente chamada de cica, sagu ou sotetsu, apesar disso, ela não é, na realidade, uma palmeira. A planta se parece muito com uma palmeira, mas faz parte da família Cycadaceae. É possível multiplicá-la através da separação e plantio das brotações laterais que se formam em volta da planta-mãe. O melhor período para coletar as mudas é quando a planta estiver dormente, no fim do inverno e início da primavera.

Passo 1

Tente separar a muda da planta-mãe. Algumas mudas se soltam facilmente com o uso das mãos, outras demandam ferramentas para a remoção

Passo 2

Corte quaisquer folhas ou raízes já formadas das mudas. Lave as mudas em um balde com água e coloque-as em local seguro por, pelo menos, uma semana. Esse tempo é necessário para endurecer as mudas.

Passo 3

Selecione os vasos especificamente para o tamanho das mudas. Use vasos 5 cm mais largos do que elas, como um vaso de 10 cm para uma muda de 5 cm ou um vaso de 15 cm para uma muda de 10 cm.

Passo 4

Encha o vaso com uma mistura de metade turfa e metade perlite. Umedeça o solo completamente e coloque a muda no centro do vaso. Com cuidado, empurre-a contra a terra até que metade da muda esteja enterrada.

Passo 5

Mantenha os vasos em um local quente, com luz do sol forte mas indireta. Não regue as mudas novamente até que a terra esteja quase seca. As mudas podem apodrecer, se estiverem constantemente molhadas. Adicione água até que ela atinja o fundo e remova qualquer excesso deixado nos pratos dos vasos.

Passo 6

Continue regando as plantas, mas somente quando necessário, até que as mudas comecem a mostrar sinal de crescimento através de folhas novas. Pode levar dois meses ou mais e, quando isso acontecer, elas precisarão de rega mais frequente.

Passo 7

Replante as mudas em vasos com, no máximo, 5 cm a mais do que o vaso anterior, quando o espaço para as raízes da palmeira-sagu se tornar pequeno. Continue esse processo até que as plantas estejam grandes e fortes o suficiente para serem plantadas no ambiente externo ou no jardim, ou mantenha-as em vasos dentro de casa.

Mais recentes

×