Como cultivar a árvore-do-curry (Murraya koenigii)

O curry é o principal ingrediente na culinária tradicional indiana e oriental

Valueline/Valueline/Getty Images

A árvore-do-curry ou Murraya koenigii é uma planta perene utilizada na culinária. É frequentemente confundida com a Helichrysum italicum, que também é uma planta aromática utilizada na culinária. É de fácil cultivo e não requer cuidados especiais. As plantas podem se desenvolver a partir de sementes, estacas de raiz e brotos que crescem ao redor do tronco. A maioria das misturas para substrato são adequadas, mas a areia ou perlita são melhores para aumentar a drenagem. Forneça calor, sombra parcial e raramente regue, assim a planta produzirá por longo tempo folhas frescas de curry.

Cultivo a partir de estacas de raíz

Step 1

Para coletar a estaca, regue bem a árvore-do-curry de forma que o solo fique encharcado e seja mais fácil separar as raízes do resto da planta. Cave com cuidado para encontrar uma raiz e corte-a utilizando o serrote.

Step 2

Misture partes iguais de substrato, areia e esterco, e encha o vaso com a mistura. Plante a raiz cobrindo-a, deixando o broto do caule para fora da terra. Regue até a água sair pelos drenos do vaso, coloque-o em um local com luz parcial e aquecido.

Step 3

Adube a planta todo mês com fertilizante balanceado, verifique as instruções no rótulo. Não regue mais que uma vez a cada sete a dez dias e permita que o solo seque entre as regas. Enfie o dedo no solo para verificar se está seco.

Cultivo a partir de sementes

Step 1

Misture partes iguais de solo, areia e esterco e encha a sementeira. Retire a semente do fruto utilizando as luvas. Elas precisam ser frescas para estarem viáveis.

Step 2

Plante a semente no substrato e cubra-as. Regue até a água escoar pelos drenos da sementeira. Coloque em local quente e iluminado para geminar. Mantenha tampado para conservar a umidade. As sementes devem ser mantidas úmidas.

Step 3

Se necessário, separe as mudas após a germinação, em três semanas. Continue mantendo-as úmidas; porém, coloque-as em local parcialmente sombreado para continuar o desenvolvimento. Quando as mudas estiverem com 12 a 20 cm de altura, transplante-as para vasos grandes.

eHow Brasil
×