Como podar uma amoreira

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Faça a poda da sua amoreira preta e vermelha para aumentar a produção de amoras. Estas resistentes variedades de amora precisam de poda pesada no inverno e poda apical no verão. A poda curta remove os bastões mortos e abre espaço para novos galhos crescerem em seu lugar. É importante podar no tempo correto, pois o corte da cana retarda a produção de frutos. Você asseguradamente receberá frutos durante toda a temporada, se souber como e quando podar suas plantas.

Passo 1

Acompanhe o crescimento da sua amoreira após o plantio. Os primeiros brotos, primocanas, precisam de pouca atenção e não podem produzir fruto. Periodicamente, usando luvas de jardinagem, retire fora o topo da primocana, uma vez que ela alcance 1 m de altura. Esta etapa obriga os bastões a criarem ramos e as luvas de jardinagem protegem as suas mãos dos espinhos.

Passo 2

Use tesouras de poda para "cortar" as primocanas de modo que as os galhos da amoreira permaneçam a 40 cm do solo. Faça isso no inverno, quando a planta estiver dormente.

Passo 3

Instale uma rede ou cercas de arame atrás dos galhos da amoreira. Na primavera, prenda os bastões de crescimento na cerca usando arames ou fios de plástico. A cerca ajuda a apoiar a amoreira quando esta está carregada de frutas.

Passo 4

Pode as pontas dos dos galhos de flores em junho, antes que o amoreira forme flores. Os galhos de flores são bastões de segundo ano, que produzem frutos antes de morrer. Corte o topo dos galhos entre 15 a 30 cm para forçar a planta a formar ramos laterais. Esses ramos de flores produzirão frutas. Mais ramos significam maiores colheitas de amoras.

Passo 5

Remova os galhos de flores mortos, cortando o galho ao nível do solo usando a tesoura de poda. Isso ajudará a produzir cipós resistentes durante a próxima temporada. Use fluído de isqueiro e fósforos para queimar os restos da amoreira para prevenir doenças. Novos galhos irão crescer na amoreira na primavera.

Mais recentes

×