Como podar tuias

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

As tuias são da família de cipreste e muitas vezes usadas ​​como cercas ou arbustos de privacidade. Algumas tuias, como a verde esmeralda, podem fazer uma excelente cobertura, uma vez que este arbusto vai crescer apenas 1 metro de largura. Outros, como a elangtssma, podem crescer até 2 metros de largura. Bastante fácil de podar, a tuia não tem brotos reais, mas pontos de crescimento, que estão localizados nas pontas da planta. Aparando, você remove esses pontos de crescimento, diminuindo temporariamente o crescimento da árvore. Você pode apará-la a qualquer momento, mas para obter melhores resultados, corte no final do inverno ou no início da primavera, quando ela está dormente. Isso também permite o crescimento ótimo. Se você podar no final do outono, existe risco de danificar a planta durante uma geada precoce. Existem dois métodos para a poda. A primeira é a técnica da posição, na qual se apara o excesso de crescimento de fora da parte superior. A segunda é a técnica de desbaste, em que se dilui o arbusto, removendo ramos inteiros, em vez de remover o crescimento a partir do topo.

Passo 1

Remova todos os ramos mortos ou doentes usando tesoura de mão, a melhor ferramenta para podar ramos menores de 2,5 cm de diâmetro. Se estiver podando uma tuia maior, use a tesoura de poda para ramos de até 4 cm de diâmetro. Para galhos maiores que esses, use uma serra de poda. Você só precisará de uma serra de poda para cortar uma árvore grande, com vários metros de altura. A ferramenta que você vai usar na maioria das vezes será a tesoura de mão.

Passo 2

Pode os galhos do topo até alcançar um broto saudável, usando a técnica de posição.

Passo 3

Corte, inclinadamente, 0,5 cm acima do broto, utilizando a técnica de posição. Corte acima do broto saudável, fazendo o corte para que um novo crescimento cubra o toco exposto. O broto superior deve estar no lado do ramo onde o novo crescimento ocorrerá. Às vezes você vai encontrar dois brotos opostos um ao outro neste galho. Apare um para que os brotos não compitam entre si.

Passo 4

Remova um broto inteiro em um ramo principal ou no nível do solo, usando a técnica de desbaste. Use este método somente se você deseja realmente afinar a tuia. Se você deseja podar apenas os topos, utilize o método de posição.

Mais recentes

×