Como polinizar pitaia

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

A pitaia (também conhecida como fruta-do-dragão, em alguma línguas) é nativa do México e da América do Sul e Central. Existem cerca de 25 espécies da fruta e todas produzem flores grandes e vistosas. Devido ao fato de só desabrocharem à noite e não serem capazes de se autopolinizar, essas flores são altamente dependentes de morcegos e mariposas para fazerem sua polinização. Uma planta de pitaia precisa do pólen de uma outra variedade para dar frutos. Por vezes, em vez de morcegos e mariposas, a polinização manual se faz necessária.

Passo 1

Colete o pólen de duas variedades diferentes da pitaia. Você terá que fazer isso à noite, porque a flor dessa fruta só floresce das 20 às 8h.

Passo 2

Ilumine as flores com uma lanterna para que possa enxergá-las. Corte uma seção de 2,5 cm das anteras de uma flor, usando uma tesoura afiada e coloque-as no frasco limpo. Faça o mesmo com a segunda flor, colocando suas anteras no mesmo recipiente.

Passo 3

Mexa as anteras no frasco por mais ou menos um minuto, usando a ponta de um pincel pequeno. Isso combinará o pólen das duas espécies de pitaia.

Passo 4

Mergulhe a outra ponta do pincel no frasco depois de misturar, coletando uma grande quantidade de pólen amarelo em suas cerdas. Gentilmente, pincele todo o pólen no estigma de uma planta de pitaia. Repita o processo na segunda planta.

Mais recentes

×