Como polinizar pitaia

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
A pitaia (também conhecida como fruta-do-dragão, em alguma línguas) é nativa do México e da América do Sul e Central. Existem cerca de 25 espécies da fruta e todas produzem flores grandes e vistosas. Devido ao fato de só desabrocharem à noite e não serem capazes de se autopolinizar, essas flores são altamente dependentes de morcegos e mariposas para fazerem sua polinização. Uma planta de pitaia precisa do pólen de uma outra variedade para dar frutos. Por vezes, em vez de morcegos e mariposas, a polinização manual se faz necessária.
Step 1
Colete o pólen de duas variedades diferentes da pitaia. Você terá que fazer isso à noite, porque a flor dessa fruta só floresce das 20 às 8h.
Step 2
Ilumine as flores com uma lanterna para que possa enxergá-las. Corte uma seção de 2,5 cm das anteras de uma flor, usando uma tesoura afiada e coloque-as no frasco limpo. Faça o mesmo com a segunda flor, colocando suas anteras no mesmo recipiente.
Step 3
Mexa as anteras no frasco por mais ou menos um minuto, usando a ponta de um pincel pequeno. Isso combinará o pólen das duas espécies de pitaia.
Step 4
Mergulhe a outra ponta do pincel no frasco depois de misturar, coletando uma grande quantidade de pólen amarelo em suas cerdas. Gentilmente, pincele todo o pólen no estigma de uma planta de pitaia. Repita o processo na segunda planta.
- As anteras da pitaia ficam no centro da flor. Os finos filamentos amarelos são os produtores de pólen da planta. O estigma é a parte feminina dela, que se projeta logo abaixo das anteras.
- Se preferir recolher o pólen, mas não realizar a polinização na mesma noite, poderá armazenar o frasco fechado de pólen em sua geladeira por até cinco dias.
- Não aplique muita pressão sobre o estigma na hora de pincelar o polén. Uma leve pressão é suficiente.
- Stockbyte/Stockbyte/Getty Images