Tipos de samambaias

John Foxx/Stockbyte/Getty Images
As samambaias crescem em todos os lugares do mundo, exceto na Antártica. Essas plantas sem sementes se espalham através de esporos -- estrutura reprodutoras adaptadas para se espalhar e ajudar a planta a sobreviver. Existem diferentes tipos de samambaias que são difíceis de diferenciar devido às suas similaridades. Essas plantas preferem os cantos úmidos e ricos em húmus debaixo de árvores de folha caduca. As samambaias maiores são ótimas para áreas com sombra, uma vez que as samambaias de canela e as japonesas adicionam textura e cor no seu quintal.
Árvore-samambaia

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images
Atualmente, existem mais de 800 espécies de árvore-samambaia no mundo. Essa espécie de samambaia, ameaçada de extinção, cresce com um formato de tronco, composta por uma massa de rizomas verticais ou caules. Esses rizomas crescem acima do chão e servem para apoiar a planta. A árvore-samambaia pode alcançar até 9 metros de altura, contando com variedades como a árvore-samambaia preta, havaiana, australiana e das Índias Ocidentais.
A samambaia de canela

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images
A maioria dessas samambaias cresce em aglomerados e atingem a altura de, no máximo, 1,50 m. Essa espécie recebeu esse nome devido à coloração semelhante a da canela, presente nos suas espigas ou folhas. Nativa da América, essa samambaia prefere ambientes úmidos, até mesmo pântanos, e podem crescer a sol pleno ou sombra. A samambaia de canela é importante para o ecossistema por fornecer abrigo para pequenos animais como pássaros e esquilos, além das suas espigas servirem como alimentos para veados.
Samambaia japonesa

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
As samambaias japonesas necessitam pouca manutenção e adicionam um toque de verde-prateado suave, com tonalidades de vermelho escuro em algumas variedades. Elas alcançam até 60 cm de altura e diâmetro e crescem em qualquer lugar da América do Norte, exceto no deserto e áreas muito ao norte. Valorizada como uma das poucas plantas que são coloridas mesmo quando cultivadas na sombra, a samambaia japonesa fica ainda mais colorida se receber sol do início da manhã ou final da tarde.
Chifre de veado

Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images
A samambaia chifre de veado não precisa de solo para crescer porque é epífita, ou planta "aérea". Esse tipo de samambaia é encontrada crescendo em árvores, fixadas em seu tronco. Predominantemente encontrada em selvas, os jardinais cultivam a planta chifre de veado em uma árvore, cobrindo um pedaço de tronco com musgo e amarrando-a em cima, com uma linha de pesca, pendurando a planta com uma corrente resistente. Esse tipo de samambaia recolhe os seus nutrientes do ar.
Salvínia

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images
Nativa de áreas tropicais, como a América Central e do Sul, essa planta não apresenta raízes e flutua livremente. Frequentemente considerada como uma erva daninha, essa samambaia produz folhas ovais ou redondas, de 2 cm, peludas e de cor verde-claro sobre caules finos. Cultive-a em uma fonte no quintal.
Referências
- "The Perennial Garden"; Jeff and Marilyn Cox; 1985 [em inglês]
- "Water Gardens, Pools, Streams & Fountains"; Better Homes and Gardens: 2006 [em inglês]
- "Backyard Blueprints"; David Stevens; 2002 [em inglês]
Recursos
- "Encyclopedia of Garden Ferns"; Sue Olsen; 2007 [em inglês]
Sobre o Autor
Based in eastern Virginia, Cathy Welch began writing nonfiction articles and novels in 1996. She wrote a short story that appears in John Maxwell’s “Everyone Communicates, Few Connect.” She writes reviews and nonfiction for Longridge Writer’s Group. Welch holds a Bachelor of Science in business administration from Christopher Newport University with a concentration in management.
Créditos Fotográficos
John Foxx/Stockbyte/Getty Images